O mercado esportivo da Espanha teve crescimento público acumulado na temporada 2024/2025 e atingiu 29,25 milhões de espectadores. Com isso, arrecadou € 949,25 milhões com a venda de ingressos.
Os dados são de um relatório publicado pela Intelligence 2P, unidade de estratégia de mercado e inteligência do veículo 2PlayBook. Em comparação com a temporada anterior, os quase 30 milhões de espectadores acumulados representam um crescimento de 11,7%.
O levantamento analisou a presença de público em 70 competições de 20 esportes durante a temporada 2024/2025. Alguns esportes, como futsal, polo aquático, e rugby, ficaram de fora por conta da falta de dados oficiais. Estima-se que o público total dos esportes espanhóis ultrapassaria 31 milhões de pessoas com a inclusão destas disciplinas.
Público
Como era de se esperar, dois terços do público dos eventos esportivos espanhois são de responsabilidade do futebol. Apenas os clubes da LaLiga levaram 17,5 milhões de torcedores aos estádios na temporada 2024/2025, o que corresponde a 59,8% do total.
O crescimento no público total também se deu pela realização da 37ª edição da America’s Cup, uma das principais competições da vela. O torneio, sediado em Barcelona, teve público de 1,6 milhão, mas não influenciou a bilheteria, já que teve ingressos gratuitos.
Bilheteria
Ainda que o mercado esportivo espanhol tenha obtido uma receita de € 949,25 milhões com a venda de ingressos na última temporada, o crescimento não acompanha a maior presença de público.
O número de espectadores foi 8% maior em comparação com o ano anterior. Apesar disso, a receita com ingressos cresceu apenas 3,1%.
O futebol teve um impacto ainda maior sobre o faturamento com ingressos. Os clubes da LaLiga foram responsáveis por 73,3% da arrecadação com os bilhetes.