A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 foi uma oportunidade de grande destaque para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Apesar de não terem saído com o título, os clubes brasileiros tiveram um impulso de imagem que tem resultado, entre outros, no crescimento de vendas de camisas.
Um levantamento realizado pela Neotrust, empresa que monitora a evolução do cenário de e-commerce no Brasil, a partir de dados coletados com mais de 7 mil varejistas on-line apontou que as vendas de camisas dos quatro clubes brasileiros cresceu em média 41% no período do Mundial.
O Fluminense, único brasileiro a alcançar as semifinais, teve o maior aumento percentual em vendas de camisas pela internet no período do torneio, com crescimento de 55,9%. Entre os dias 15 a 30 de maio, antes do Mundial, foram vendidas 2.008 camisas, contra 3.129 de 15 a 30 de junho.
O Flamengo vendeu 8.063 camisas no período e teve o segundo maior aumento, de 53,4%. O Botafogo, responsável por 901 peças, teve crescimento de 37,8%, enquanto o Palmeiras aumentou 16,6% ao vender 7.322 unidades.
“O consumidor atual não espera ganhar o título para vestir a camisa, ele reage em tempo real, impulsionado por emoção e pertencimento digital”, comentou Vanessa Martins, diretora de marketing da Neotrust.
Considerando a venda de camisas para todos os clubes, 67% das compras foram realizadas pelo público masculino, com predominância das faixas etárias de 25 a 34 anos (35%) e de 35 a 44 (29%).
O Corinthians foi o clube que mais vendeu camisas na segunda quinzena de maio, com 15.631. A ausência no Mundial gerou um impacto negativo nos números e o Timão teve queda de 58% na segunda quinzena do mês de junho.
Entre os clubes internacionais, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Manchester City foram os que apresentaram maior crescimento, com 26%, 14%, e 8%, respectivamente.