O Barcelona entrou na onda de aproximação entre futebol e basquete promovida pela Nike e lançou um segundo uniforme que carrega a marca de Kobe Bryant, ex-jogador da NBA falecido em 2020.
O uniforme reserva que será utilizado pelo Barça na temporada 2025/2026 terá o “swoosh”, logo da Nike, substituído pelo “Kobe Stheath”, logotipo que identifica a marca de Kobe Bryant, que tem como produto principal uma linha de tênis para basquete.
A colaboração durará três temporadas, até 2027/2028, e faz parte dos esforços da Nike para conectar algumas de suas marcas do basquete com os principais clubes de futebol que patrocina ao redor do mundo.
A coleção também inclui uma camisa pré-jogo preta, kit de basquete, agasalho e calçados esportivos de edição limitada Barça x Kobe, entre outros.
A marca norte-americana realizou uma colaboração parecida entre Paris Saint-Germain e Jordan, do ex-jogador ídolo da NBA Michael Jordan. A parceria incluiu diversas camisas utilizadas pelo clube francês, em moldes semelhantes ao realizados com o Barcelona para a próxima temporada europeia.
Lançamento
A peça foi lançada com um vídeo em que jogadores das equipes masculina e feminina do Barcelona treinam em um “bobinho”, dinâmica na qual se posicionam em uma roda e trocam passes enquanto outros dois atletas tentam pegar a bola.
Alejandro Balde, Alexia Putellas, Claudia Pina, Gavi, Ewa Pajor, Frenkie de Jong, Patri Guijarro e Salma Paralluelo participaram da produção.
A partir do exercício, a Nike conectou o estilo de jogo tradicional do Barcelona com os treinamentos intensos e a busca pela perfeição propagada por Kobe Bryant durante sua carreira, que chegou a ser apelidada de “Mamba Mentality”.
O uniforme é dourado com uma textura de pele de cobra em relevo 3D e tem detalhes preto e violeta na gola e nas mangas, em referência às cores do Los Angeles Lakers, equipe em que Kobe Bryant atuou por 20 anos. Os símbolos do Barcelona e dos patrocinadores são pretos.
O uniforme será utilizado pela primeira vez pelo Barcelona na quinta-feira (31), em um amistoso contra o FC Seoul, na capital da Coreia do Sul.