O Amazon Prime Video apostou em expandir a presença nos esportes ao vivo em busca de novos consumidores no mercado brasileiro. A estratégia está dando bons frutos e a plataforma de streaming terminou o primeiro trimestre de 2025 na liderança do segmento no Brasil.
Na última semana, a JustWatch, guia alemão de plataformas de streaming, divulgou um relatório que indicou um avanço do Amazon Prime Video no mercado brasileiro. O relatório analisa o interesse dos usuários com base no comportamento de navegação e engajamento dentro do ecossistema JustWatch.
Dados referentes ao segundo trimestre de 2025 indicam que a plataforma da gigante do e-commerce assumiu a liderança no mercado brasileiro, com 22% de participação. A Netflix, por sua vez, ficou logo atrás, com 21% e tendência de queda.
Disney+ (16%), HBO Max (12%) e Globoplay (10%), Apple TV+ (7%), Paramount+ (5%) e Mubi (3%) completaram o ranking. Outras plataformas somaram (4%).
Em comparação com o primeiro trimestre do ano, o Prime Video cresceu apenas 1%, enquanto a Netflix caiu na mesma quantidade percentual, assim como a Globoplay.
Propriedades
Em maio, a Máquina do Esporte noticiou que o streaming tinha como um de seus objetivos no Brasil se posicionar para além do entretenimento, mas também como hub de esportes.
A plataforma estreou com esporte ao vivo no Brasil em 2022, com os direitos de transmissão da Copa do Brasil, adquirido em sublicenciamento com a Globo. O compromisso é válido até 2026. No mesmo ano, também passou a exibir a NBA.
No final de 2024, a estratégia se intensificou após um acordo com a Liga Forte União (LFU) para transmissão de 38 jogos por ano com exclusividade do Brasileirão até 2029.
Além disso, a plataforma exibe conteúdos da CazéTV, que conta com jogos do Brasileirão 2025, entre outros, gratuitamente. A plataforma também oferece planos que incluem Premiere (9 jogos do Brasileirão), Paramount+ (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana), Max (Champions League), NBA League Pass (NBA) e NFL Game Pass (NFL).
Estratégia
Ao reunir diversos conteúdos ao vivo, o Amazon Prime Video ampliou o apelo sobre os fãs de esportes. A plataforma, então, deixou de se posicionar apenas como um hub de entretenimento.
O streaming se tornou uma opção que oferece tanto séries e filmes tradicionais, quanto as atrações esportivas. Neste sentido, a conveniência passa a ser um diferencial.
Assim, atrai outro tipo de assinante, que não seria atraído apenas pela oferta de entretenimento e não depende unicamente do lançamento de novos conteúdos de entretenimento.
Netflix
A Netflix, que até este trimestre liderava no mercado brasileiro, tem foco maior na produção de conteúdos originais no universo esportivo. A plataforma tem séries documentais de grande destaque no futebol, Fórmula 1 (Drive to Survive), NFL (Quarterback e Receiver), NBA, tênis, basquete e ciclismo, entre vários outros.
O streaming, porém, não oferece uma variedade de transmissões esportivas ao vivo que gere apelo para o público brasileiro. Atualmente, a Netflix tem investimentos no boxe, WWE e NFL (jogos de natal).
Com um acordo para exibir a Copa do Mundo Feminina 2027, a plataforma segue sem transmissões frequentes, principalmente considerando os esportes que mais atraem o público brasileiro.
Mesmo nesse cenário, não são esperadas grandes mudanças de estratégia, principalmente para o mercado brasileiro.
Na última semana, Ted Sarandos, presidente da Netflix, afirmou que a empresa não será pressionada a mudar sua abordagem aos direitos de transmissão esportivos e manterá o foco em propriedades que tenham motivações estratégicas e financeiras.