Anunciada em setembro de 2023, a construção da nova Vila Belmiro começa enfim a se materializar.
Nesta sexta-feira (1), a partir das 11h, a Prefeitura de Santos realizará um ato para o anúncio oficial da aprovação do projeto de construção da arena, no terreno que hoje é ocupado pelo lendário estádio Urbano Caldeira, onde atuaram grandes ídolos do clube alvinegro, entre eles o Rei Pelé.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, e o diretor de novos negócios da WTorre, Luiz Otávio Alves, participarão da solenidade.
A empreiteira, que foi responsável também pela revitalização do antigo Palestra Itália, atual Allianz Parque, estará à frente do projeto na cidade do litoral paulista.
A liberação do alvará para a realização das obras na Vila Belmiro põe fim a uma série de especulações envolvendo o novo estádio do Santos, que ganharam força após o retorno do atacante Neymar ao clube, em fevereiro deste ano.
Uma dessas notícias dava a entender que o pai do jogador estaria negociando a construção de um novo estádio para o clube, em um terreno de propriedade do Grupo Peralta, localizado no Jardim Casqueiro, em Cubatão, próximo à divisa com a cidade de Santos.
O local seria uma arena multiuso, com capacidade para 45 mil espectadores. A expectativa era de que o projeto fosse apresentado no primeiro semestre deste ano, fato que não se concretizou.
O memorando entre Santos e WTorre para a construção do novo estádio no local onde está a Vila Belmiro foi assinado durante a gestão do ex-presidente Andres Rueda. O novo estádio deverá também ter formato multiuso e capacidade máxima para 30 mil espectadores.