A Fox Corporation anunciou a aquisição de 33% da Penske Entertainment, empresa responsável pela gestão da Fórmula Indy, do Autódromo de Indianápolis e da IMS Productions.
O acordo, divulgado no final de julho, também contempla a renovação por um período não revelado dos direitos de transmissão da Indy no mercado norte-americano pelo Fox Sports.
A entrada da Fox como acionista minoritária marca uma nova fase para a principal categoria de monopostos dos Estados Unidos. Segundo um comunicado oficial, o investimento tem como objetivo acelerar o crescimento da Indy por meio de novos eventos, estratégia digital e maior promoção dos pilotos da categoria.
“Esta parceria é construída sob a confiança de longa data e uma visão compartilhada para o futuro”, afirmou Roger Penske, presidente da Penske Corp.
“A Fox vê o potencial do nosso esporte e quer participar ativamente da construção dessa trajetória de crescimento”, acrescentou o executivo.
Em um movimento semelhante ao do acordo da Fox com a Indy, a NFL anunciou recentemente a aquisição de 10% da ESPN como parte de um acordo que transfere ativos de mídia da liga para a emissora esportiva do Grupo Disney.
A transação inclui a NFL Network, o canal NFL RedZone e o fantasy game da liga, que será integrado à plataforma da ESPN.
LEIA MAIS: O que representa o acordo entre NFL e ESPN para a indústria esportiva
Audiência
Para Eric Shanks, CEO do Fox Sports, a participação na empresa que gere a Indy mostra o interesse dos grupos de mídia pelo campeonato.
“Estamos entusiasmados em nos juntar ao grupo de proprietários da Indy em um momento tão importante. A Indy representa tudo o que valorizamos nos esportes ao vivo: fãs apaixonados, belos locais, competição de alto nível e potencial de narrativa durante todo o ano”, declarou Shanks.
A parceria entre Fox Sports e Indy já conta com resultados expressivos nesta temporada. A edição de 2025 das 500 Milhas de Indianápolis, transmitida pelo canal, registrou média de 7,01 milhões de espectadores, um aumento de 41% em relação ao ano anterior e o maior número em 17 anos.
A temporada atual da Indy apresenta um crescimento de 31% na audiência em comparação com 2024.
Além da transmissão televisiva, a Indy tem investido em plataformas digitais, com o lançamento de aplicativo, site e fantasy game. Essa nova política de expansão dos canais digitais já aumentou a base de fãs da categoria em um milhão nas redes sociais.
Expansão
O calendário da Indy também será ampliado. Em 2026, a categoria passará a incluir uma etapa em Arlington, no Texas, em parceria com o Dallas Cowboys (NFL) e o Texas Rangers (MLB). A prova será realizada no distrito de entretenimento da cidade.
Vale lembrar que a Indy é, atualmente, a única categoria de automobilismo de elite da América do Norte com todas as corridas exibidas em rede nacional de televisão nos EUA.