O que começou como uma ideia despretensiosa entre streamers virou um dos maiores fenômenos do streaming mundial. E, mesmo assim, talvez você nunca tenha ouvido falar. Criada pelo espanhol Ibai Llanos, “La Velada del Año” reconfigurou o entretenimento ao misturar boxe amador, cultura digital e espetáculo. Neste ano, em sua quinta edição, o evento lotou o Estádio La Cartuja, em Sevilha, na Espanha, com 80 mil pessoas, e quebrou a barreira dos 9 milhões de dispositivos conectados simultaneamente na Twitch, o maior pico da história da plataforma.
O sucesso da “Velada” mistura entretenimento, celebridades da internet e um senso de comunidade que poucos eventos esportivos tradicionais conseguem replicar. Desde a primeira edição, em 2021, a proposta sempre foi unir influenciadores em duelos de boxe amador, criando narrativas envolventes para públicos jovens, que se mostram cada vez mais interessados no evento, transmitido simultaneamente na Twitch e também no YouTube, diretamente do canal de Ibai.

O evento explora três fases estratégicas: pré-evento, com conteúdos que mostram o treinamento dos participantes, suas dietas e até a cerimônia de pesagem um dia antes; durante, com combates intercalados por shows musicais nos intervalos; e pós-evento, com repercussão nas redes sociais, merchandising e conteúdos exclusivos.
Neste ano, por exemplo, foram sete lutas entre streamers e influenciadores populares de países de língua espanhola, como TheGrefg (espanhol com mais de 12 milhões de seguidores apenas na Twitch), Westcol (colombiano que se tornou o criador de conteúdo mais seguido na plataforma Kick) e Ari Geli (segunda streamer feminina com maior audiência em língua hispânica na Twitch).
São todos de diferentes nichos (fitness, estilo de vida, videogames, esportistas), reforçando o apelo multiplataforma e multicultural do evento. Também houve shows de artistas como Aitana, Myke Towers e Eladio Carrión, que costumam figurar no topo das paradas da Espanha e de países latinos.
Receitas e patrocínio
O interesse crescente do público reflete diretamente nas receitas do evento, que teve um crescimento de 1.013% em bilheteria entre 2022 e 2025, com o tíquete médio subindo de € 46 para € 88, totalizando mais de € 14 milhões arrecadados no período. Apenas via Twitch, foram arrecadados mais de € 269 mil em um único dia só com assinaturas em 2023, sem contar receitas de outras plataformas.
Marcas consolidadas também querem estar associadas ao evento. Patrocinadores como Revolut, Spotify, Coca‑Cola (que realizou uma ativação com o sorteio de uma pessoa para viver uma experiência vip com direito a um mosaico), Infojobs, Grefusa, Vicio, Mahou e Cerave fortalecem a narrativa da “Velada” como uma plataforma cultural e publicitária. Marcas de comida rápida, bancos digitais e plataformas de empregos alinham seus discursos às narrativas de superação, humor e pertencimento que permeiam os combates.
Expansão?
O sucesso já inspira outras regiões: Ibai admitiu planos de levar o formato para a América Latina ou os Estados Unidos nas próximas edições. Aqui no Brasil já tivemos Acelino “Popó” Freitas contra Kleber Bambam, e Whindersson Nunes lutando contra outro influenciador, mas ainda nada comparado a este grande evento que é “La Velada del Año”.
Veja abaixo os números da edição de 2025:
- 7 lutas com influenciadores e criadores de conteúdo;
- 9,19 milhões de dispositivos conectados, sendo o pico de audiência da história da Twitch;
- +37,7 milhões de visualizações das lutas no YouTube;
- 80 mil pessoas no Estádio La Cartuja, em Sevilha, na Espanha;
- +€ 6,2 milhões com ingressos;
- 6 milhões de dispositivos simultâneos de audiência média;
- +7 shows
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