A Kids League, primeira competição escolar do Brasil no formato de “creator league”, foi lançada no último sábado (9). A iniciativa integrará esporte, entretenimento, tecnologia e influenciadores digitais para conectar as novas gerações.
Com um ecossistema que combina esporte físico, universo gamer, quizzes educativos ao vivo e regras gamificadas que influenciam o resultado final, a Kids League quer fazer com que crianças e adolescentes se movimentem e aprendam pelo esporte de um jeito divertido e alinhado à linguagem dessa fase da vida.
O vídeo de lançamento, publicado no sábado (9), já gerou mais de 10 mil cadastros de crianças interessadas. Produzido em um estilo dinâmico e característico das gerações Alpha e Z, o conteúdo reúne alguns dos maiores criadores de conteúdo de esporte e cultura jovem do país: Lucaneta, Banheiristas, Raquel Freestyle, Jownzinho, Pabllet, Henry e Craquinho. Juntos, eles somam mais de 8 milhões de seguidores no Instagram.
A presidência da liga será ocupada por Ivan Ballester, fundador da Esporte Educa, plataforma que já concedeu mais de R$ 15 milhões em bolsas de estudo em colégios para jovens atletas. Ele foi convidado para liderar a Kids League pelos influenciadores e fundadores Lucaneta e Henry Japa, ambos embaixadores da Adidas, e tem como sócia a agência Scout, parceira oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil e organizadora da Copa Pioneer, responsável por inovações no esporte de várzea, conectando-o com marcas como Claro e Netshoes.
“Nascemos para combater o sedentarismo jovem no Brasil e reconectar os colégios ao esporte. Vivemos um paradoxo: temos uma geração mais predisposta a praticar exercícios, mas que ainda é sedentária. Por quê? Pela falta de plataformas que incentivem a prática esportiva de forma diferente daquela vivida por mim e pelos meus pais. Chegou a hora de mudar algumas regras e falar a linguagem dessa geração única, incorporando games, ‘creators’ e educação ao esporte”, destacou Ivan Ballester.
Números exponenciais
De acordo com dados oficiais divulgados por Patrocínio Brasil, Kantar, BGS e também pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil conta com mais de 50 milhões de jovens matriculados em escolas e o dobro desse número quando se fala em entusiastas do universo gamer. Além disso, o mercado de patrocínios esportivos movimenta R$ 12,4 bilhões por ano no país, com o marketing de influência já superando R$ 2 bilhões em faturamento anual.
A ideia da Kids League é conectar tudo isso de uma forma inédita. Em um comunicado oficial, a liga destacou que pretende oferecer às marcas uma plataforma que combina “sportainment” (esporte + entretenimento), influência digital e educação, com alto potencial de engajamento.
Estreia
A 1ª edição da Kids League está prevista para outubro. Além das partidas, haverá transmissões ao vivo, conteúdos exclusivos nas redes sociais e ativações presenciais, criando experiências com o intuito de conectar as novas gerações com seus pais e escolas.
“Sempre tive o sonho de criar uma liga escolar. O esporte escolar mudou a minha vida, fui bolsista graças ao esporte. Mais recentemente, joguei na Kings League e vi o quanto esse novo formato de esporte mexe com a molecada. Quero oferecer isso para eles. Não nascemos para concorrer com a Kings. Inclusive, meu sonho é que um dia eles façam o draft nas nossas escolas”, afirmou Lucaneta, fundador e embaixador da Kids League.