O Grupo SBF, controlador das marcas Centauro e Fisia (operadora da Nike no Brasil), divulgou seu mais recente resultado financeiro, registrando receita líquida de R$ 1,8 bilhão no segundo trimestre de 2025. Houve um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido ajustado foi de R$ 87,2 milhões, com alta de 19,1% no comparativo com o mesmo período de 2024. A empresa também reduziu sua dívida líquida para R$ 506,1 milhões, uma queda de 33,1% no comparativo anual.
Segundo um comunicado da companhia, os resultados refletem “a execução de um novo plano estratégico focado no crescimento de nossas duas principais unidades de negócios: Centauro e Fisia”.
O Grupo SBF também afirmou que a boa performance no trimestre fiscal foi impulsionada por incentivos fiscais nas lojas físicas da Fisia e pela reorganização logística no centro de distribuição de Extrema (MG).
Centauro
A Centauro apresentou receita bruta de R$ 940,6 milhões no trimestre, um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024. A receita líquida nas lojas físicas cresceu 7%. Já o canal digital teve alta de 17,8%, totalizando R$ 226,8 milhões.
Também houve reforço no atendimento das lojas físicas, com contratação média de quatro novos funcionários por unidade. A iniciativa elevou as despesas com pessoal, mas a expectativa da companhia é de que isso seja convertido em aumento nas vendas nos próximos trimestres.
Fisia
A Fisia registrou receita líquida de R$ 1 bilhão, um crescimento de 5,6% no trimestre. O canal de atacado, que havia recuado quase 19% no primeiro trimestre, voltou a crescer: 4,4%. As lojas físicas também apresentaram alta de 8,2%.
A empresa optou por não repassar integralmente o impacto do câmbio aos preços, o que pressionou a margem bruta, que caiu 3,5 pontos percentuais, para 40,5%. Segundo a empresa, essa perda foi compensada por incentivos fiscais.
O braço operacional da Nike no Brasil também lançou um novo modelo da linha Vomero e renovou o contrato de patrocínio com o Corinthians por mais dez anos.
“Com foco na priorização de suas categorias mais importantes (corrida e futebol), a Nike reformulou sua linha de tênis de ‘road running’, adotando uma proposta mais enxuta e intuitiva, construída a partir do feedback dos consumidores, que buscavam maior clareza na escolha do modelo ideal para seus treinos”, revelou a companhia, em um comunicado oficial.
Endividamento
O Grupo SBF encerrou o mês de junho com dívida líquida de R$ 506,1 milhões, o que representa uma redução de 33,1% em relação ao mesmo período de 2024.
A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ficou em 0,68 vez, uma redução de 0,38 vez em relação ao mesmo período do ano passado.