O Internacional oficializou com a Tintas Renner seu primeiro patrocínio exclusivo para os canais digitais do clube nesta temporada. O contrato não contempla exposição na camisa, o que ainda é incomum no futebol brasileiro. A parceria marca um movimento do Colorado para ampliar a monetização de seus ativos digitais e diversificar as formas de entrega aos patrocinadores.
Pelo acordo, a Tintas Renner será a patrocinadora das transmissões do Colorado em todas as categorias, do profissional (masculino e feminino) à base.
A empresa também estará presente em uma nova ativação nas redes sociais, chamada “Pintura do Mês”. A ação, que estreou em julho, consiste em uma votação mensal nos stories do Instagram para eleger o gol mais bonito marcado pelo time naquele mês.
O gol vencedor é apresentado em um reels com a assinatura da marca, como forma de conectar engajamento com os torcedores, estabelecer uma ação gamificada e dar retorno de marca em um conteúdo patrocinado.
Força do digital
Com o novo acordo, a intenção do Internacional é inserir o produto de forma contextualizada, utilizando soluções criativas, no dia a dia do torcedor.
“Na nossa visão, existem dois grandes desafios para o patrocínio esportivo: contexto e a correta valorização dos ativos digitais”, comenta Alexandre Godoy, diretor de negócios do Internacional.
“A força dos nossos canais digitais proporciona que a mensagem da marca atinja milhões de fãs com consistência ao longo dos anos de 2025 e 2026”, acrescenta.
Ativação
Com a iniciativa a Tintas Renner pretende amplificar a presença de marca entre os torcedores do Colorado, gerando engajamento através dos canais digitais.
“Em todos os jogos, seja da base, do feminino ou do profissional, será feita a escolha da ‘pintura do jogo’”, conta Paola Silveira, gerente de trade marketing e comunicação da Tintas Renner.
Além das ativações nas redes sociais e transmissões, o acordo também contempla a revitalização do Ginásio Gigantinho, espaço histórico do Inter. A Tintas Renner será a fornecedora das tintas para a obra, que será conduzida pela equipe de patrimônio do Internacional.
Crescimento
O Internacional tem investido na expansão de sua presença digital como forma de atrair novos patrocinadores e aumentar o retorno de mídia.
De acordo com o Colorado, entre janeiro e maio, o clube registrou crescimento de 100% no alcance nas principais redes sociais (X, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok) em comparação com o mesmo período de 2024.
As impressões e visualizações dos conteúdos aumentaram 151%, e o clube contabilizou R$ 80 milhões em retorno de mídia para seus patrocinadores, segundo dados de uma plataforma de inteligência artificial que também presta serviços para clubes como Real Madrid e Chelsea.
O clube atualmente está em 11º lugar segundo a última atualização do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, elaborado pelo Ibope Repucom, com 8,1 milhões de seguidores somando suas cinco principais redes sociais.
Para o Inter, o bom desempenho nesse ambiente mostra o potencial dos ativos digitais como ferramenta de ativação e exposição de marca, especialmente em um cenário no qual a camisa tem limite de propriedades a serem comercializadas e já está saturada de patrocínios.
O acordo com a Tintas Renner é mais um exemplo de como os clubes brasileiros começam a explorar novas formas de monetização, com foco em conteúdo, engajamento e presença digital.
Esse tipo de contrato tende a se tornar mais comum com a profissionalização da área, a ampliação da capacidade de entrega aos parceiros e um amadurecimento do mercado, ainda muito conservador nas velhas formas de fechar acordos de marketing esportivo.