Pular para o conteúdo

Internacional fecha, com Tintas Renner, 1º patrocínio exclusivo para redes sociais do clube

Acordo, que não inclui exposição de marca no uniforme, terá ativações em transmissões digitais do time gaúcho

Wesley, do Internacional, tenta passar pela marcação do Flamengo, em jogo da Libertadores - Ricardo Duarte / Internacional

Wesley, do Internacional, tenta passar pela marcação do Flamengo, em jogo da Libertadores - Ricardo Duarte / Internacional

O Internacional oficializou com a Tintas Renner seu primeiro patrocínio exclusivo para os canais digitais do clube nesta temporada. O contrato não contempla exposição na camisa, o que ainda é incomum no futebol brasileiro. A parceria marca um movimento do Colorado para ampliar a monetização de seus ativos digitais e diversificar as formas de entrega aos patrocinadores.

Pelo acordo, a Tintas Renner será a patrocinadora das transmissões do Colorado em todas as categorias, do profissional (masculino e feminino) à base.

A empresa também estará presente em uma nova ativação nas redes sociais, chamada “Pintura do Mês”. A ação, que estreou em julho, consiste em uma votação mensal nos stories do Instagram para eleger o gol mais bonito marcado pelo time naquele mês.

O gol vencedor é apresentado em um reels com a assinatura da marca, como forma de conectar engajamento com os torcedores, estabelecer uma ação gamificada e dar retorno de marca em um conteúdo patrocinado.

Força do digital

Com o novo acordo, a intenção do Internacional é inserir o produto de forma contextualizada, utilizando soluções criativas, no dia a dia do torcedor.

“Na nossa visão, existem dois grandes desafios para o patrocínio esportivo: contexto e a correta valorização dos ativos digitais”, comenta Alexandre Godoy, diretor de negócios do Internacional.

“A força dos nossos canais digitais proporciona que a mensagem da marca atinja milhões de fãs com consistência ao longo dos anos de 2025 e 2026”, acrescenta.

Ativação

Com a iniciativa a Tintas Renner pretende amplificar a presença de marca entre os torcedores do Colorado, gerando engajamento através dos canais digitais.

“Em todos os jogos, seja da base, do feminino ou do profissional, será feita a escolha da ‘pintura do jogo’”, conta Paola Silveira, gerente de trade marketing e comunicação da Tintas Renner.

Além das ativações nas redes sociais e transmissões, o acordo também contempla a revitalização do Ginásio Gigantinho, espaço histórico do Inter. A Tintas Renner será a fornecedora das tintas para a obra, que será conduzida pela equipe de patrimônio do Internacional.

Crescimento

O Internacional tem investido na expansão de sua presença digital como forma de atrair novos patrocinadores e aumentar o retorno de mídia.

De acordo com o Colorado, entre janeiro e maio, o clube registrou crescimento de 100% no alcance nas principais redes sociais (X, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok) em comparação com o mesmo período de 2024.

As impressões e visualizações dos conteúdos aumentaram 151%, e o clube contabilizou R$ 80 milhões em retorno de mídia para seus patrocinadores, segundo dados de uma plataforma de inteligência artificial que também presta serviços para clubes como Real Madrid e Chelsea.

O clube atualmente está em 11º lugar segundo a última atualização do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, elaborado pelo Ibope Repucom, com 8,1 milhões de seguidores somando suas cinco principais redes sociais.

Para o Inter, o bom desempenho nesse ambiente mostra o potencial dos ativos digitais como ferramenta de ativação e exposição de marca, especialmente em um cenário no qual a camisa tem limite de propriedades a serem comercializadas e já está saturada de patrocínios.

O acordo com a Tintas Renner é mais um exemplo de como os clubes brasileiros começam a explorar novas formas de monetização, com foco em conteúdo, engajamento e presença digital.

Esse tipo de contrato tende a se tornar mais comum com a profissionalização da área, a ampliação da capacidade de entrega aos parceiros e um amadurecimento do mercado, ainda muito conservador nas velhas formas de fechar acordos de marketing esportivo.