A Uefa, associação de futebol da União Europeia, anunciou que distribuirá parte do faturamento da Euro-2012 aos cerca de 580 clubes que cederam jogadores para as múltiplas fases do torneio, num valor que chega aos cem milhões de euros. As cifras representam um grande aumento em relação à última edição do certame continental, realizada na Áustria e na Suíça, que gerou 55 milhões de euros para 180 equipes europeias.
O acordo foi firmado em março com a Associação Europeia de Clubes (ECA) e divulgado nesta semana pela Uefa após ser aprovado pelo comitê executivo da organização.
Foi decidido que os cem milhões de euros serão distribuídos da seguinte forma: 40 milhões de euros para os clubes que cederam jogadores para as fases classificatórias do torneio – cada clube receberá a mesma quantidade por partida disputada por um de seus jogadores. Já os outros 60 milhões de euros serão distribuídos entre os times cujos atletas participaram da etapa final da Euro, realizada entre os dias 8 de junho e 1 de julho, na Ucr”nia e na Polônia.
Esses 60 milhões de euros serão repassados às equipes de acordo com os dias que os atletas permaneceram na disputa do torneio e também levando em conta as categorias que a Uefa mantém para os clubes.
“Graças a uma excelente colaboração entre a Uefa e a ECA, a decisão será boa para toda a família do futebol e ajudará a fomentar um futuro bom e sólido para o futebol na Europa”, afirmou Michel Platini, presidente da Uefa.
Karl-Heinz Rummenigge, presidente da ECA, completou: “O aumento de 55 milhões de euros na última edição pra cem milhões de euros agora é um reconhecimento da contribuição dos clubes para o sucesso do torneio. O novo mecanismo de distribuição é resultado de uma grande ação colaborativa entre a ECA e a Uefa. Em geral, estamos muito contentes com o resultado. Não beneficiará somente 580 clubes, mas todo o futebol em geral”.