A parceria entre a National Football League (NFL) e o Grupo Globo, anunciada nesta terça-feira (26), chacoalhou a mídia esportiva brasileira.
O acordo terá início na temporada 2025/2026 e será válido por dois anos (com cláusula de renovação), representando a primeira incursão do conglomerado da família Marinho nas transmissões da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.
Um dos trunfos do grupo será a presença do narrador Everaldo Marques, que por anos atuou na ESPN e ajudou a popularizar a NFL em solo brasileiro. O locutor, inclusive, compartilhou no Instagram um conteúdo em colaboração com os perfis da liga e do Sportv, anunciando o acordo de transmissão.
Como serão as transmissões da NFL no Grupo Globo
Inicialmente, as transmissões da NFL deverão ocorrer no canal por assinatura Sportv e na plataforma digital GeTV.
O acordo da NFL com o Grupo Globo contempla a exibição do jogo de abertura da temporada (conhecido pela expressão em inglês Season Kickoff), entre Philadelphia Eagles e Dallas Cowboys, no dia 4 de setembro, e também do São Paulo Game, que será disputado no Brasil, no dia seguinte, 5 de setembro, entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers.
Este será o único jogo internacional ao qual as plataformas da empresa brasileira terão direito. Os canais do grupo transmitirão as partidas nas tradicionais noites de quinta-feira (Thursday Night Football) e domingo (Sunday Night Football).
Além disso, a parceria contempla as rodadas de domingo à tarde, com os jogos das 13h e das 16h, ambos no horário de Nova York, de modo que as transmissões no Brasil serão às 14h e 17h, pelo horário de Brasília.
As plataformas do Grupo Globo ainda contarão com três jogos da rodada do feriado norte-americano de Ação de Graças, um dos principais eventos do ano da liga, além da NFL Redzone, que é exibida aos domingos e apresenta todos os touchdowns e jogadas relevantes da rodada.
Por fim, o acordo envolve o Super Bowl, jogo que decide o campeão da temporada e que terá transmissões alternadas com a ESPN (a cada ano, uma das empresas fará a transmissão).
Uma matéria divulgada pelo portal Ge, que integra o grupo, informou que a Globo garantiu, já em sua estreia na NFL, o direito de exibir o Super Bowl LX, que ocorrerá em 9 de fevereiro de 2026.
Negociação e estratégia
As negociações da Globo para adquirir os direitos da NFL no Brasil não passaram por uma agência e ocorreram diretamente entre as altas cúpulas das duas instituições.
A parceria possui relevância estratégica tanto para a liga esportiva quanto para o conglomerado de mídia. Ao fechar com a NFL, o Grupo Globo garante um forte produto de nicho não apenas para seu canal esportivo por assinatura, mas também para a GeTV, que tem como alvo um público mais jovem e que tende a se identificar com a competição de futebol americano.
Com isso, a plataforma digital da Globo reforça seu arsenal de conteúdos para a disputa com a CazéTV.
Já para a NFL, a parceria com o principal grupo midiático do Brasil segue uma linha de raciocínio próxima à adotada recentemente pela Fórmula 1, que optou por deixar a Band e retornar à Globo, a partir de 2026.
A Máquina do Esporte apurou que, por enquanto, ainda não está definida qual será a participação do canal aberto do grupo nessa operação envolvendo a NFL.
Ainda que, no fim das contas, a parceria não resulte na exibição de jogos ao vivo pela TV Globo, a tendência é de que aumente a cobertura da NFL nos telejornais e programas esportivos da emissora.
Com isso, a liga conseguirá turbinar sua presença midiática no mercado brasileiro, que hoje reúne a segunda maior base de fãs da competição fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.
Sobre a comparação com a Fórmula 1, porém, vale lembrar que o acordo do Grupo Globo com a Liberty Media é de exclusividade. No caso da NFL, ao menos por enquanto, a empresa dividirá espaço (ainda que desfrutando de privilégios) com outros concorrentes, como ESPN, RedeTV! e CazéTV.