A Napster anunciou uma nova parceria com o Fenerbahçe para o lançamento de uma loja virtual do time turco com uso de tecnologia 3D e inteligência artificial (IA).
O projeto será integrado à Fenerium, plataforma oficial de varejo do Fenerbahçe, e permitirá ao torcedor navegar por um ambiente digital com produtos personalizáveis e assistente virtual multilíngue por vídeo.
A iniciativa segue o modelo já adotado pelo Benfica, que lançou recentemente sua própria loja virtual em parceria com a Napster. Por coincidência, as duas equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (27), em Lisboa (POR), pela fase de playoffs da Champions League, em busca de uma vaga na fase de liga.
Recursos
A proposta é oferecer uma experiência interativa aos torcedores, com recursos audiovisuais como provadores digitais, customização de camisas e interação com um avatar de IA em tempo real.
“Acreditamos nessa iniciativa não apenas como um empreendimento comercial, mas como um passo estratégico para aprofundar a conexão emocional entre nossos torcedores e o clube no ambiente digital”, destacou Esin Güral Argat, membro do conselho do Fenerbahçe e presidente da Fenerium.
“Com o lançamento da primeira loja virtual 3D da Turquia, estamos trazendo a experiência física para o mundo digital”
Esin Güral Argat, membro do conselho do Fenerbahçe
A loja virtual do Fenerbahçe contará com mais de 50 produtos disponíveis em um ambiente gamificado, com merchandising em 3D ambientado em um vestiário temático.
A proposta é atender ao perfil de consumo da Geração Z, que, segundo os parceiros, tem 90% de seus integrantes identificados como gamers e 82% dos fãs de esportes utilizando dispositivos móveis durante eventos esportivos.
A assistente virtual da plataforma será capaz de conversar com os usuários em diversos idiomas por meio de vídeo em tempo real e oferecer recomendações de compra.
O ambiente digital também permitirá a customização de produtos diretamente na interface.
Trajetória
Você não leu errado. A Napster, que agora explora esse ambiente de varejo on-line é aquela mesma companhia fundada no final dos anos 1990, conhecida por seu papel na transformação do consumo de música digital.
Inicialmente como um serviço de compartilhamento de arquivos, a empresa foi alvo de disputas judiciais e passou por reformulações até se tornar uma plataforma legalizada de streaming.
Nos últimos anos, a Napster ampliou seu escopo de atuação, passando a explorar o setor de tecnologia digital e varejo virtual, com foco em experiências interativas e soluções baseadas em dados.
De acordo com Sam Huber, CEO da companhia na região do Mena (Oriente Médio e Norte da África) e presidente global de enterprise da Napster, a empresa já contabiliza mais de 150 milhões de interações digitais e 500 projetos realizados com marcas como Crate & Barrel, J.Crew, Laura Mercier e Swarovski.
A entrada no futebol representa uma nova frente de atuação, com foco em clubes que possuem grandes comunidades de torcedores e alto potencial de engajamento.