Agência de marketing esportivo responsável pela cogestão dos programas de sócio-torcedor de clubes como Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras, a End to End anunciou o lançamento da Fun to Fan (F2F), ecossistema de soluções tecnológicas criado para aproximar marcas, clubes e fãs.
Entre os serviços disponíveis está o Fan Manager, voltado à gestão de sócios e que já está funcionando no Grêmio. A ferramenta dá ao clube autonomia para aplicar (em tempo real) descontos, criar novos planos ou até reduzir preços de forma momentânea. Além disso, ele permite a realização de ações cruzadas com patrocinadores e parceiros, criando novas oportunidades de receita.
Já o Fan Arena é uma plataforma de gestão de hospitalidade, que concentra todas as etapas da experiência (da assinatura de contratos ao cadastramento de biometria facial), além de gerar um repositório de dados para clubes e proprietários das arenas. O Allianz Parque já utiliza essa solução, que em breve estará disponível em outros estádios.
“O projeto nasce da ideia de que ferramentas transformam a experiência e de que o relacionamento entre fãs e esporte pode ser direto, escalável e personalizado”, afirma Reginaldo Diniz, CEO da End to End.
O pacote de soluções do F2F ainda conta com o Fan Talk, ferramenta de atendimento ao consumidor baseada em inteligência artificial, que combina curadoria de conteúdo e redução significativa de custos operacionais. A tecnologia já está em funcionamento no Botafogo.
“O grande diferencial da Fun to Fan é ser um ecossistema integrado de soluções tecnológicas, que oferece agilidade, escalabilidade e personalização para clubes e marcas. Nossa proposta é transformar dados em relacionamento e relacionamento em valor, com ferramentas que ampliam a experiência do fã e otimizam a gestão dos clubes”, explica Renan Borges, diretor de tecnologia da F2F.
O ecossistema será apresentado oficialmente na Confut Sudamericana 2025, que ocorrerá entre terça-feira (2) e quinta-feira (4), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Além da apresentação da F2F, a agência também participará da Confut com painéis estratégicos sobre o impacto do futebol em outros esportes e sobre programas de sócio-torcedor, com representantes de Flamengo, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras.
A End to End ainda concorre ao Prêmio Confut 2025 em três categorias: “Melhor ação social”, com a campanha “Patrocínio que ninguém viu”; “Melhor agência de marketing esportivo”; e “Profissional de publicidade desportiva”, com diretor de marketing Bruno Brum.