A Nike apresentou, nesta quinta-feira (4), a nova campanha global da marca. Batizada de “Why Do It?” (“Por que fazer?”, em tradução livre), a iniciativa tem como objetivo reapresentar o famoso slogan criado em 1988, “Just Do It” (”Apenas faça”, em tradução livre), posicionando-o junto à geração atual para que os jovens atletas sejam encorajados a “escrever o próximo capítulo”.
O filme-manifesto foi criado para se conectar com as novas gerações, celebrando o “espírito indomável” dos dias atuais, mas sem esquecer da importância de honrar o passado.
Enquanto há 37 anos a ideia era que o slogan chamasse todos para a ação, uma espécie de convite para “começar, tentar e seguir em frente mesmo quando é difícil”, agora o intuito é fazer com que os jovens atletas percebam que podem se tornar parte de um legado, escrito por aqueles que “atendem ao chamado, escolhem começar e nunca param de avançar”.
“‘Just Do It’ não é apenas um slogan, é um espírito que pulsa em cada batida do esporte. É a crença de que, juntos, podemos inspirar, unir e nos elevar além do que imaginávamos possível”, explicou Nicole Graham, vice-presidente-executiva e diretora de marketing da Nike.
“Com ‘Why Do It?’, estamos reacendendo essa chama para uma nova geração, desafiando-os a dar o primeiro passo com coragem, acreditar no próprio potencial e descobrir a grandeza que surge no momento em que decidem começar”, completou a executiva.
Estrelas globais como protagonistas
Para chamar ainda mais a atenção dos jovens, a Nike decidiu usar diversos grandes nomes patrocinados pela marca. Os brasileiros foram representados por Vinicius Júnior (futebol) e Rayssa Leal (skate), mas a lista ainda conta com nomes como os norte-americanos LeBron James (basquete), Caitlin Clark (basquete) e Saquon Barkley (futebol americano), a chinesa Qinwen Zheng (tênis) e o espanhol Carlos Alcaraz (tênis), entre outros.
“A mensagem do filme fala diretamente aos atletas de hoje, que crescem em um mundo onde tentar e falhar pode parecer assustador; onde arriscar é mais difícil do que nunca; e onde a tentação de desistir soa mais alto que qualquer razão para continuar”, afirmou a Nike, em um comunicado oficial à imprensa.
A campanha tem como objetivo lembrar os atletas de todas as origens e modalidades de que apenas tentar já conta e que falhar faz parte do processo.
Assista ao filme-manifesto da campanha na íntegra abaixo: