O Santos foi o clube brasileiro com maior crescimento nas redes sociais em agosto, segundo a edição mais recente do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do Ibope Repucom. Santos, Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e São Paulo foram responsáveis, juntos, por 1,4 milhão de inscrições ou 73% do total entre os 50 clubes monitorados pelo ranking.
O time da Vila Belmiro somou 420 mil novas inscrições, com destaque para o TikTok (200 mil), Facebook (100 mil) e Instagram (101 mil).
Resultado direto do efeito Neymar, no acumulado de 2025, o Santos já conquistou mais de 11,5 milhões de novos seguidores, superando o total de inscritos de 42 dos 50 clubes monitorados pelo ranking.
Flamengo
O Flamengo, por sua vez, classificado para as quartas de final da Libertadores, registrou 385 mil novas adesões em suas redes sociais ao longo do último mês.
O clube carioca liderou os ganhos no Instagram (220 mil) e no YouTube (50 mil), resultado direto dos últimos investimentos na Flamengo TV. Além disso, somou 100 mil novos seguidores no TikTok.
Com esse desempenho, o Flamengo atingiu a marca de 64 milhões de inscrições no total de suas plataformas digitais.
Alvinegros
O Corinthians, classificado para as quartas de final da Copa do Brasil após eliminar o rival Palmeiras, foi o terceiro clube com maior crescimento, com 307 mil novos inscritos.
A maior parte da nova base digital veio do Instagram (189 mil) e do TikTok (100 mil), que juntos representaram 94% do resultado mensal.
O Atlético-MG teve o maior crescimento mensal desde novembro de 2024, com 145 mil novas adesões. O TikTok foi responsável por 70% desse total, com 100 mil novos inscritos.
Com esse desempenho, o Galo se aproximou da sétima posição no ranking geral, ficando a 114 mil inscrições de ultrapassar o Grêmio, que tem 12,3 milhões.
Tricolores
O São Paulo voltou ao Top 5 entre os que mais cresceram suas bases digitais após sete meses ausente dessa lista.
O clube somou 135 mil novas inscrições, sendo 100 mil no TikTok, o que representa 74% do total. Com isso, o São Paulo chegou a 23 milhões de inscritos em suas redes sociais.
Resultado de iniciativas do clube para aumentar engajamento com sua torcida, o Grêmio atingiu 1 milhão de inscritos no YouTube. O Imortal se consolidou como o maior clube fora do eixo Rio-São Paulo na plataforma.
Outros
Santa Cruz (65 mil novos inscritos) e Mirassol (49 mil) também registraram seus melhores desempenhos mensais no ranking digital.
O time coral disputa com o América-RN o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo decisivo será no próximo domingo, em Natal. No jogo de ida deu Santa Cruz, por 1 a 0.
Já o Mirassol faz campanha surpreendente na Série A do Brasileirão. O Leão Caipira, apontado no início do torneio como favorito a cair, é o sexto colocado, com 35 pontos e disputa classificação na Libertadores 2026.