A Federação Paulista de Futebol (FPF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciaram, nesta segunda-feira (8), uma parceria com foco na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Válido até o final de 2028, o acordo foi oficializado na sede da FPF, em São Paulo (SP).
A iniciativa prevê ações conjuntas em temas como enfrentamento à violência, acesso à educação de qualidade e promoção da equidade racial desde a primeira infância. Ao longo dos próximos três anos, FPF e Unicef desenvolverão campanhas de conscientização, projetos educativos e ações de arrecadação de recursos voltadas à infância.
“Assumimos há dez anos a responsabilidade de usar a força do futebol para proteger e cuidar do que temos de mais valioso: nossas crianças e adolescentes”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
“Colocar o futebol a serviço da infância é reafirmar o papel da FPF como agente de transformação social. É muito significativo estar ao lado do Unicef nesta missão”, completou.
Competições
A FPF organiza anualmente 15 competições e festivais de base, masculinos e femininos, que reúnem cerca de 15 mil crianças e adolescentes a partir dos 11 anos. A parceria com o Unicef reforça, segundo a federação, o compromisso da entidade em tornar esses torneios espaços “mais inclusivos, seguros e acolhedores para meninas e meninos dentro e fora dos campos”.
Segundo Francisco Javier Martos Mota, chefe de mobilização de recursos e parcerias do Unicef no Brasil, o esporte tem papel importante na mobilização social.
“O futebol é uma das manifestações culturais mais fortes do nosso país e tem o poder de protagonizar mudanças. Queremos canalizar essa energia e essa atmosfera vibrante para unir esforços em prol dos direitos de cada menina e menino”, enfatizou.
Evento
Como parte das primeiras ações da parceria, está confirmado o apoio institucional ao evento “Jogando Juntos pelo Unicef”, que será realizado no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).
O jogo festivo reunirá ex-jogadores, artistas e personalidades do esporte e do entretenimento, celebrando os 75 anos do Unicef no Brasil.
Todo o lucro arrecadado com o evento será destinado a projetos da organização voltados para a infância. A FPF será representada pelo vice-presidente Mauro Silva, que integrou a seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994.