A organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 (LA28) anunciou a T-Mobile como parceira de telecomunicações do evento. A operadora alemã será responsável por fornecer conectividade em locais de competição e não competição, além de integrar sistemas essenciais por meio de sua rede 5G.
“A T-Mobile for Business possui a tecnologia avançada de última geração que ajudará a redefinir a forma como os Jogos são realizados e vivenciados, tornando-os mais rápidos, mais conectados, mais imersivos e épicos”, exaltou Mo Katibeh, diretor de marketing do T-Mobile Business Group.
A empresa promete implantar recursos avançados de rede em instalações importantes no sul da Califórnia, com o objetivo de apoiar a operação dos Jogos e servir como vitrine para seus serviços.
“Estamos entusiasmados que esta tecnologia será colocada em prática no maior palco do esporte para apoiar os objetivos de LA28 de aumentar a eficiência operacional, transformar a experiência dos fãs e garantir uma transmissão sem interrupções”, comentou Katibeh.
5G
A tecnologia 5G será utilizada para conectar sistemas de bilheteria, pontos de venda e garantir comunicação segura entre os locais e o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês).
Além disso, a T-Mobile fornecerá serviços de rádio “push-to-talk” para mais de 15 mil funcionários envolvidos na organização do evento. O fatiamento da rede 5G será aplicado para garantir padrões predefinidos de cobertura e conectividade entre equipes e sistemas operacionais.
Mercado
O papel de parceiro de telecomunicações é considerado estratégico em qualquer edição dos Jogos, por envolver a infraestrutura necessária para a operação de sistemas críticos e a transmissão global das competições. Sem essa rede, não seria possível garantir imagens de TV nem o funcionamento de plataformas digitais.
Tradicionalmente, essa função é exercida por empresas nacionais, como a BT em Londres 2012 e a Orange (ex-France Telecom) em Paris 2024.
Nos Estados Unidos, porém, não há um monopólio estatal que siga esse padrão, o que abriu espaço para a T-Mobile assumir o posto. A empresa afirma ter a rede 5G nacional mais avançada do país.
A operadora já realizou parcerias com entidades esportivas como a Major League Baseball (MLB) (beisebol), o SailGP (vela) e o US PGA Championship (golfe), e agora utilizará os Jogos de LA28 como vitrine para suas capacidades de rede empresarial.
Infraestrutura
Outras empresas também foram anunciadas como parceiras tecnológicas do evento. A Cisco será responsável pelos equipamentos de rede, enquanto a Deloitte assumirá o papel de principal integradora de tecnologia, substituindo a Atos.
A T-Mobile iniciará os testes de sua rede 5G e os planos de implantação nos próximos meses, já com o objetivo de estar pronta para a Cerimônia de Abertura em 2028.