O britânico Chris Froome, vencedor do Giro d’Italia (2018), do Tour de France (2013, 2015, 2016 e 2017) e da La Vuelta (2011 e 2017), as três principais provas do ciclismo mundial, se tornou embaixador global do Racing for Change, programa social que terá sua versão brasileira lançada no próximo domingo (21), em um evento promovido pela Brainvest Wealth Management.
A edição nacional do projeto será apresentada durante uma pedalada pela Rota dos Romeiros, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), com a presença de Henrique Avancini e Murilo Fischer.
Os atletas, que estão entre os principais nomes do ciclismo brasileiro, também participarão de um encontro com convidados para compartilhar experiências sobre performance e estratégia.
Projeto
O Racing for Change Brasil tem como objetivo ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade ao ciclismo de estrada.
A meta inicial é atender 100 adolescentes entre 13 e 17 anos, oferecendo treinamento técnico, educação financeira e capacitação em áreas como mecânica e manutenção.
Na primeira fase, o projeto atuará em Petrópolis (RJ), cidade natal de Avancini, e em Cabreúva (SP), ambas com tradição na modalidade. A iniciativa será estruturada por meio de uma ONG parceira, com auditoria e conselho fiscal responsáveis pela transparência na aplicação dos recursos. A criação de uma ONG própria está prevista para ocorrer em até dois anos.
A expectativa é captar R$ 2,3 milhões no primeiro ano. A gestão e captação dos recursos ficarão sob responsabilidade de Dany Roizman, sócio-fundador da Brainvest, ao lado de Avancini, Fischer e Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB.
“Para a Brainvest, é um orgulho apoiar um projeto que alia esporte, disciplina e impacto social”, afirmou Roizman.
“Valores como resiliência, visão de longo prazo e busca pela alta performance fazem parte do nosso DNA e estão também no coração dessa iniciativa”, acrescentou.
Perfil
Fundada em 2003, a Brainvest é uma gestora independente com presença no Brasil, Suíça e Estados Unidos. Atualmente, a empresa administra mais de US$ 5 bilhões em ativos.
A divisão ACM (sigla para Alternative Capital Management, ou Gestão Alternativa de Capital, em tradução livre) é responsável por investimentos em ativos privados, como imóveis, crédito e capital de risco.