Pular para o conteúdo

NFL tem estratégia de patrocínios norteada pela busca por soluções que evoluam o jogo

Principal liga esportiva do mundo alia necessidade de faturamento com desenvolvimento do esporte

Microsoft fornece os tablets e softwares utilizados por treinadores e jogadores na lateral do campo durante partidas da NFL - Dmytro Savchuk / Microsoft

Microsoft fornece os tablets e softwares utilizados por treinadores e jogadores na lateral do campo durante partidas da NFL - Dmytro Savchuk / Microsoft

A National Football League (NFL) é a principal liga esportiva do mundo e, por conta disso, nutre parcerias com diversas empresas globais. A estratégia da organização, porém, não está baseada nos acordos em busca do faturamento, mas sim na necessidade de soluções para evolução do jogo.

Atualmente, a liga de futebol americano conta com 45 patrocinadores, sendo seis deles estreantes nesta temporada: Adobe, NetApp, Novartis, Jersey Mike’s, Abercrombie & Fitch e Breitling.

Além deles, a NFL também tem entre seus patrocinadores marcas como Amazon, Apple, Cisco, Gatorade, Microsoft, Nike, Oakley, Pepsi, On Location, Sony, TCL, Toyota, Uber, Under Armour, Verizon, Wilson e YouTube.

Evolução

Em entrevista ao SportsPro Media, veículo norte-americano especializado em negócios no esporte, Tracie Rodburg, vice-presidente sênior de parcerias globais da NFL, apontou que todas as parcerias possuem um motivo claro, normalmente ligado a alguma solução.

“Posso olhar para cada parceiro, apontá-los e dizer por que estamos com eles. Tudo tem um motivo muito específico. Mas também é importante do lado deles. Precisamos garantir que eles estejam crescendo e que também estejamos atingindo suas prioridades”, disse a executiva.

A NFL, portanto, usa de sua posição com a maior liga esportiva do mundo para escolher parcerias que, além de lucrativas, também façam sentido para o desenvolvimento e evolução do esporte.

Dessa forma, a organização garante não apenas um faturamento de destaque, mas garante que o futebol americano estará cada vez melhor, enquanto esporte e entretenimento, para que o negócio seja cada vez mais atrativo.

Soluções

A importância dada pela liga para as parcerias que trazem soluções impulsiona as marcas a trazerem novas tecnologias e possibilidades para a NFL.

Estar à beira do campo de jogo, um dos principais espaços de exposição em quase todos os esportes, é privilégio para poucas marcas parceiras da liga. Ocupam a posição principalmente aquelas que oferecem alguma solução.

A Microsoft está presente com os tablets usados pelos treinadores, enquanto a Sony está com os headsets. A Gatorade hidrata os jogadores, enquanto Nike e Oakley fornecem vestimentas e óculos, respectivamente.

Vários destes produtos, inclusive, foram desenvolvidos especificamente para estar ali. Para oferecer a tecnologias ou facilidades que o futebol americano da NFL necessita para estar no mais alto nível.

“Essas parcerias vão muito além da mera construção da marca. Elas têm uma marca justamente pelo quanto investiram para criar o jogo conosco”, exaltou Tracie Rodburg, à SportsPro Media.

Expansão internacional

Atualmente, um dos principais focos da NFL está em fechar parcerias com marcas que buscam acordos voltados apenas para mercados específicos. É o caso da Jack Daniel’s para o Brasil.

Através dessas parcerias, a liga também espera atingir novos públicos e potencializar o crescimento em mercados internacionais.