O centenário do Paysandu será somente em 2014. Mas as comemorações já começaram. O clube está lançando uma saga chamada Cem Anos de Paixão, composta por dez documentários sobre importantes momentos de sua história.
O primeiro deles, não poderia ser outro. A heroica vitória sobre o Boca Juniors por 1 a 0, em pleno estádio La Bombonera, válida pela fase oitavas-de-final da Copa Toyota Libertadores da América de 2003. A equipe argentina, apesar da derrota, ficou com o título da competição.
“Este capítulo se chama La Bombonera é Nossa. Foi feito no Brasil e na Argentina. Há depoimentos de vários personagens, como o Carlos Bianchi, que era o técnico do Boca na época”, revelou Alan Rodrigues, diretor de marketing do Paysandu e diretor do filme.
Também participaram da elaboração do documentário as companhias TV Norte, I Nova Comunicação e RC3 Sports, agência de marketing esportivo do lateral-esquerdo Roberto Carlos.
O longa-metragem está em cartaz no Cine Estação de Belém. O DVD, por sua vez, pode ser adquirido pelo preço de R$ 15,00. Para os que quiserem assistir apenas a um trecho, o trailer também está disponível, no canal oficial da agremiação no YouTube.
O épico triunfo do Paysandu pôde ser comemorado por poucas equipes até hoje. Além do time paraense, apenas o Santos em 1963, o Cruzeiro em 1994 e o Fluminense em 2012 bateram o clube argentino no estádio La Bombonera, pela Copa Libertadores da América.