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NBA avança com planos de vender franquias da Basketball Africa League

Liga norte-americana de basquete mira expansão internacional com foco na África e na Europa para ampliar receitas e base de fãs

NBA tem feito ações sociais para desenvolver o basquete africano - Divulgação

NBA tem feito ações sociais para desenvolver o basquete africano - Divulgação

A NBA está avançando com planos de expansão internacional ao transformar a Basketball Africa League (BAL) em uma liga de franquias. Lançada em 2019, a competição segue atualmente o modelo pan-continental, com clubes se classificando por desempenho em suas ligas nacionais.

A proposta da NBA é estabelecer uma estrutura com membros permanentes, permitindo a localização de equipes em mercados considerados estratégicos.

Segundo a agência Bloomberg, o comissário da NBA, Adam Silver, afirmou que o processo começará em breve, com a venda dos direitos de operação de uma das 12 equipes e a construção de arenas específicas para cada franquia.

Modelo

A mudança no formato da BAL visa a facilitar o fluxo de jogadores entre a África e a NBA, além de ampliar o potencial comercial da liga norte-americana no continente.

A NBA pretende aplicar o modelo de franquias para garantir estabilidade financeira e esportiva às equipes e atrair investidores interessados em desenvolver infraestrutura nos mercados locais.

A iniciativa também se insere em um plano mais amplo de internacionalização da liga, que inclui acordos de transmissão global, realização de jogos da temporada regular fora dos Estados Unidos e programas de desenvolvimento para categorias de base.

Europa

Além da África, a NBA também mira suas atenções para lançar uma liga europeia em parceria com a Federação Internacional de Basquete (Fiba).

O Reino Unido, que nunca foi uma potência na modalidade, é apontado pela liga norte-americana como a maior oportunidade no continente, devido ao potencial de crescimento do basquete no país.

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A NBA é considerada a mais global das quatro grandes ligas esportivas dos Estados Unidos, com jogadores de diversas nacionalidades e forte presença em mercados internacionais. Tudo isso é resultado de um investimento em internacionalização por parte da marca desde pelo menos os anos 1990.

A criação de novas ligas fora dos EUA representa uma ampliação das ambições da entidade, que busca consolidar sua marca em regiões com diferentes níveis de infraestrutura esportiva.

Patrocínio

A expansão internacional também tem atraído patrocinadores. O Visit Ruanda, por exemplo, anunciou, nesta semana, a ampliação de seus patrocínios esportivos para os Estados Unidos, com acordos envolvendo o Los Angeles Clippers (NBA) e o Los Angeles Rams (NFL).

A presença da marca em propriedades esportivas norte-americanas reforça o interesse de países africanos em utilizar o esporte como plataforma de promoção internacional.