Pular para o conteúdo

Como a Conmebol quer ganhar mais da mídia com Libertadores e Sul-Americana

Com a entrada de um pacote multiplataforma e o aquecimento recente do mercado brasileiro, a expectativa é de que haja um incremento de receitas

Taças da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, os dois principais torneios de clubes da Conmebol - Divulgação

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) iniciou, nesta terça-feira (30), o processo de licitação dos direitos de transmissão de suas competições de clubes (Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa) para o ciclo de 2027 a 2030. Ao todo, sete pacotes estão disponíveis para compra no mercado brasileiro, e os interessados precisam enviar suas propostas até o dia 10 de novembro.

Antes de qualquer coisa, vale destacar que a Conmebol divide a licitação em três regiões, com a primeira contendo apenas o Brasil, a segunda com todos os outros países filiados à entidade (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), e a terceira com México e América Central.

No próximo ciclo, pela primeira vez, as formas de escolha de jogos e exclusividades dentro dos pacotes serão diferentes para o Brasil em relação ao restante da América do Sul. Já a terceira região tem uma peculiaridade: não há pacotes e quem adquirir os direitos de transmissão poderá passar todos os jogos das três competições.

Os pacotes para o mercado brasileiro

A Máquina do Esporte apurou os detalhes e o que está contemplado em cada um dos sete pacotes disponíveis para o mercado brasileiro, sendo três da Libertadores (A, B e C), três da Sul-Americana (D, E e F) e um que engloba os dois torneios (G).

A principal diferença para o atual ciclo é a entrada de um pacote multiplataforma. Essa inclusão permite a outros players entrarem na disputa. Com o aquecimento recente do mercado brasileiro, a expectativa é de que haja um incremento de receitas para Conmebol e FC Diez, agência que comercializa os direitos de mídia dos torneios entre clubes da entidade sul-americana.

Pacote A – Libertadores

Válido para as plataformas abertas. Atualmente, está nas mãos da Globo.

Reitere-se: plataformas, não TVs. Ou seja, pode ser adquirido por emissoras abertas como Globo, SBT, Record, Band e RedeTV!, mas também por canais como CazéTV, Goat e N Sports. Apenas uma dentre todas essas empresas de mídia ficará com esse pacote. Se a dona for a Globo novamente, poderá exibir os jogos na GeTV.

O que contempla: 19 jogos (1 por semana) + as duas partidas da Recopa, totalizando 21 jogos

Escolhas: na fase de grupos, que conta com seis rodadas, a dona do pacote A terá direito a três primeiras escolhas, ou seja, em metade das rodadas disputadas.

O que mudou em relação ao ciclo atual: não há mais jogos simultâneos na fase de grupos, ou seja, haverá uma transmissão nacional de apenas um jogo. Além disso, há a entrada das duas partidas da Recopa no novo ciclo.

Pacote B – Libertadores

Válido para as plataformas fechadas. Atualmente, é da ESPN, que transmite também no Disney+. Assim como todos os outros pacotes, também só será vendido para um veículo de mídia.

O que contempla: 79 jogos + as duas partidas da Recopa, totalizando 81 jogos

Escolhas: na fase de grupos, que conta com seis rodadas, a dona do pacote B terá direito a duas primeiras escolhas.

O que mudou em relação ao ciclo atual: perdeu uma primeira escolha, mas ganhará na melhor qualidade dos jogos a escolher.

Pacote C – Libertadores

Válido para as plataformas fechadas. Atualmente, tem o Paramount+ como dono.

O que contempla: 77 jogos, com direito à final ao vivo, o que é uma novidade

Escolhas: na fase de grupos, que conta com seis rodadas, a dona do pacote C terá direito a uma primeira escolha, o que também é uma novidade.

O que mudou em relação ao ciclo atual: ganhou a final ao vivo e a possibilidade de uma primeira escolha.

Pacote D – Sul-Americana

Válido para as plataformas abertas. Atualmente, está nas mãos do SBT.

O que contempla: 16 jogos (1 por semana)

Escolhas: na fase de grupos, que conta com seis rodadas, a dona do pacote D terá direito a três primeiras escolhas, ou seja, em metade das rodadas disputadas.

O que mudou em relação ao ciclo atual: nada.

Pacote E – Sul-Americana

Válido para as plataformas fechadas. Atualmente, é da ESPN, que transmite também no Disney+.

O que contempla: 79 jogos

Escolhas: na fase de grupos, que conta com seis rodadas, a dona do pacote E terá direito a três primeiras escolhas, ou seja, em metade das rodadas disputadas.

O que mudou em relação ao ciclo atual: nada.

Pacote F – Sul-Americana

Multiplataforma. Atualmente, é do Paramount+.

No caso deste pacote, uma empresa pode comprar os jogos e escolher como dividi-los dentro das próprias plataformas. Um exemplo: a Band pode adquirir o pacote e dividir os jogos entre a TV Band, o BandSports e o Bandplay.

O que contempla: 79 jogos (com direito à final ao vivo, o que é uma novidade)

Escolhas: quem adquirir esse pacote, não terá direito a escolher primeiro em nenhuma ocasião.

O que mudou em relação ao ciclo atual: até o ciclo atual era apenas para plataformas fechadas, mas agora será multiplataforma.

Pacote G – Libertadores e Sul-Americana

Também multiplataforma. Atualmente, está nas mãos da CazéTV.

O que contempla: todos os clipes e melhores momentos dos 314 jogos das três competições, e a possibilidade de exibição destes clipes ainda com os jogos em andamento, com um atraso (delay) mínimo de 7 minutos em relação ao lance.

O que mudou em relação ao ciclo atual: houve a retirada de um pacote H, que consistia em uma subdivisão do pacote G, sendo um para clipes e melhores momentos da Libertadores e o outro para clipes e melhores momentos da Sul-Americana. No próximo ciclo, quem adquirir o G terá direito a todos os jogos das duas competições e ainda as duas partidas da Recopa.

Observações

Vale ainda fazer duas observações em relação aos pacotes da Conmebol para o ciclo de 2027 a 2030.

Em primeiro lugar, ficará a cargo da entidade definir qual pacote escolherá primeiro em qual ano na fase de grupos. Um exemplo: em 2027 e 2029, quem tiver o pacote A escolherá primeiro, independentemente de rodadas. Já em 2028 e 2030, quem fará as escolhas primeiro será quem tiver o pacote B, que também poderá escolher jogos de qualquer rodada.

Por último, das oitavas de final em diante no caso da Libertadores e dos playoffs em diante no caso da Sul-Americana, a tendência é de que as plataformas abertas fiquem com as primeiras escolhas. Isso porque a estratégia da Conmebol é dar a maior visibilidade possível para as fases de mata-mata, e a audiência das plataformas abertas costuma ser maior.