Pular para o conteúdo

Com saída do Grupo SBF, X3M retoma 100% do capital

Parceria com a dona de Centauro e Fisia será mantida apenas em projetos estratégicos, como o circuito de corridas de rua Desbrava

Circuito de corridas de rua Desbrava terá 20 etapas em 2025 - Divulgação

A empresa especializada na organização de corridas e eventos esportivos X3M divulgou, na noite desta quarta-feira (1º), a recompra da participação societária, que estava sob controle do Grupo SBF. Com isso, a companhia volta a ser 100% controlada pelos sócios-fundadores, que pretendem dar início a uma nova fase de autonomia estratégica, com foco em crescimento, inovação e impacto.  

A notícia vem da esteira do anúncio feito na manhã do mesmo dia pelo Grupo SBF de uma mudança no portfólio da empresa. A consequência imediata foi o desmanche do chamado “ecossistema do esporte”, criado em 2020. O grupo decidiu concentrar esforços e recursos nas suas duas principais unidades de negócio: Centauro e Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.  

Entre as consequências da decisão também está o desinvestimento na plataforma de mídia digital esportiva NWBque passa a fazer parte do portfólio da N Sports.

Parceria durou pouco mais de três anos

A decisão pela saída do Grupo SBF foi tomada em comum acordo e coloca um ponto final em um ciclo de pouco mais de três anos de parceria com a X3M, que, segundo a empresa especializada na organização de corridas e eventos esportivos, “fortaleceu a estrutura da empresa, acelerou projetos autorais e ampliou sua atuação em todo o país”.

Vale destacar, no entanto, que a parceria com o Grupo SBF permanecerá ativa em projetos estratégicos, como o circuito de corridas de rua Desbrava, desenvolvido com as marcas Nike e Centauro, que está em andamento em 2025 e seguirá em 2026, agora sob gestão integral da X3M.

“A recompra da nossa participação é mais do que uma virada de página. É o início de uma nova fase: leve, ousada e pronta para seguir construindo experiências transformadoras por meio do esporte. Temos gratidão pelos aprendizados desses três anos e muito apetite para o que vem a seguir”, disse Bernardo Fonseca, CEO da X3M.

De acordo com a empresa, a estratégia para o ano que vem é manter os investimentos nos principais ativos atuais, como XTerra, Uphill Marathon, Circuito Desbrava e Braços Abertos, além de iniciativas ligadas a saúde, inclusão e ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).