A Adidas revelou, na noite desta quinta-feira (2), a bola oficial da Copa do Mundo de 2026. Batizada de Trionda, que significa “três ondas”, em alusão à famosa “ola” realizada nos estádios, a bola homenageia os três países que sediarão o torneio (Estados Unidos, Canadá e México) e tem um foco especial em tecnologia.
Produzido com uma nova construção de quatro painéis para alto desempenho, o equipamento conta com um design em vermelho, azul e verde, em que as três cores se conectam formando um triângulo no centro da bola, simbolizando as três regiões que sediarão o torneio pela primeira vez. Vale destacar que as três cores também estão simbolizadas nas mascotes do Mundial, divulgadas pela Fifa na semana passada.
Cada país-sede também é homenageado com ícones significativos para cada um, incluindo uma estrela para os EUA, uma folha de bordo para o Canadá e uma águia para o México. Esses ícones aparecem como gráficos nos painéis, além de estarem sutilmente em relevo na base fosca da bola da versão Pro (modelo de jogo), criando uma textura mais detalhada e uniforme quando vista de perto.
Na versão Pro, do ponto de vista de performance, a construção dos quatro painéis é estrategicamente projetada junto a ícones em relevo dos países, criando uma superfície que garante maior estabilidade no curso da bola. Os ícones em relevo também oferecem um benefício adicional de performance, proporcionando maior aderência ao driblar ou chutar em condições de campo molhado ou úmido.
O design é finalizado com detalhes dourados em homenagem ao troféu da Copa do Mundo da Fifa e ao que a marca chama de “espírito de vitória”.
“Com a Trionda, cada detalhe tem um propósito. As texturas em relevo, os gráficos em camadas e as cores vibrantes fazem a bola se destacar instantaneamente, criando um design que parece ganhar vida em suas mãos. É a bola da Copa do Mundo da Fifa mais visualmente divertida que já criamos, uma obra-prima feita para o maior palco do futebol, que dá vontade de segurá-la, admirá-la e, acima de tudo, jogar com ela”, afirmou Sam Handy, gerente-geral da Adidas Football.

Tecnologia
A versão da Trionda que será usada durante a Copa do Mundo de 2026 também apresenta a mais recente evolução da “Tecnologia de Bola Conectada” da Adidas, com um novo sistema de chip lateral. O sensor de movimento com unidade de medição inercial (IMU) de 500Hz agora está posicionado dentro de uma camada especialmente criada em um dos quatro painéis, em vez de estar centralizado e mantido por um sistema de suspensão. A adição de contrapesos, nos outros três painéis, garante estabilidade e equilíbrio durante o curso da bola.
Com o intuito de oferecer um alto nível de informações sobre todos os movimentos da bola, a tecnologia envia dados precisos em tempo real ao sistema de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), o que, combinado com os dados de posicionamento dos jogadores e à aplicação de inteligência artificial (IA), ajudará os árbitros na tomada de decisões de impedimento mais rápidas.
Desenvolvida em colaboração com a Kinexon, a “Tecnologia de Bola Conectada” da Adidas também poderá auxiliar a arbitragem na identificação de cada toque individual na bola, reduzindo o tempo gasto para resolver incidentes específicos, como possíveis toques de mão, por exemplo.
A tecnologia estará presente apenas nas bolas que farão parte da Copa do Mundo e não será comercializada nos produtos feitos para o público.
“O futebol gera alegria e nenhum outro torneio encapsula essa alegria como a Copa do Mundo da Fifa. Pela primeira vez, veremos o torneio passar por três países, e, com isso, vem uma bola oficial digna dessa ocasião. Assim que os países-sede foram anunciados, sabíamos que precisávamos criar algo especial: uma bola que possa ser usada em qualquer lugar, do quintal ao maior palco do mundo. No próximo verão [no Hemisfério Norte], a Trionda será uma das protagonistas do maior espetáculo da Terra, e mal podemos esperar para que torcedores e jogadores vivenciem esse momento”, destacou Solene Stoermann, diretora de categoria da Adidas.
Possibilidades para os torcedores
A partir desta sexta-feira (3), o público já pode adquirir a bola oficial do próximo Mundial da Fifa. E não faltam opções. São seis ao todo, para diferentes níveis de performance e estilo de jogo. Veja a lista abaixo:
- Pro: A bola oficial da Copa do Mundo. É a mesma que será usada nos gramados, sem costura, feita para jogos profissionais, apenas sem a “Tecnologia de Bola Conectada” da Adidas.
- Competition: Profissional, com selo Fifa Pro e a mesma qualidade dos campeonatos no Brasil, também sem costura.
- League: Para quem leva o futebol amador a sério, com selo Fifa, costurada à máquina.
- Training: Feita para o dia a dia e para qualquer terreno, costurada à máquina.
- Club: Simples, acessível e leve, feita para recreação.
- Mini: Pequena, colecionável e produzida para brincar em qualquer lugar.
Todos os modelos já estão disponíveis para compra nas lojas físicas da Adidas, em revendedores selecionados e também no e-commerce da marca. Os preços variam de R$ 99 (versão mini) a R$ 1299,99 (versão Pro).