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Puma busca reforçar valores de autenticidade, inovação e lifestyle com patrocínio à Liga X1 do Podpah

Marca pretende promover ativações e experiências que se conectem com o público de maneira fluida em todas as rodadas do torneio

Ativação da Puma na 2ª rodada da Liga X1 do Podpah - Divulgação

Lançada no segundo semestre de 2025, a Liga X1 do Podpah é um campeonato de futebol um contra um que reúne 10 influenciadores digitais em uma disputa que distribuirá mais de R$ 1 milhão em premiações ao longo do torneio. Como patrocinadora da competição, a Puma é a responsável por todo o material esportivo do evento, incluindo bola, uniformes de jogadores e juízes, além do vestuário da equipe de estafe.

Mas, para além de fornecer o material esportivo, a Puma busca reforçar alguns de seus atributos de marca com o patrocínio, entre eles autenticidade, inovação e lifestyle. Outro objetivo da marca com a parceria é se conectar de forma fluida com as gerações mais novas, que estão cada vez mais interessadas em campeonatos alternativos de futebol, mais rápidos e dinâmicos em relação ao que se observa nos jogos tradicionais da modalidade. 

“Quando vemos um projeto como o Podpah, que une o esporte, o entretenimento, o lifestyle, e uma geração que consome isso, a gente entende que é possível fortalecer o nosso posicionamento de marca esportiva participando dessa conversa de uma maneira muito legítima e autêntica”, afirmou Luciana Soares, diretora de marketing da Puma, em entrevista à Máquina do Esporte

“A gente busca parceiros que tenham valores comuns a nós e também sempre queremos entender o que podemos agregar [para eles]. Sem dúvida nenhuma, o Podpah traz um target [público-alvo] de Geração Z superengajado, que é importante para nós e que busca esse consumo de esportes e entretenimento de uma maneira diferente”, acrescentou.

Luciana Soares é diretora de marketing da Puma – Divulgação

A executiva também comentou que o patrocínio à Liga X1 do Podpah se enquadra como algo complementar ao que a Puma já possui de ativos no futebol. A marca é a atual fornecedora de material esportivo de Bahia, Palmeiras e Red Bull Bragantino, tem acordos com jogadores midiáticos do futebol brasileiro, como Neymar, do Santos, e Memphis Depay, do Corinthians, além de uma parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para os torneios da entidade e diversos outros contratos espalhados pelo mundo. 

“Nós vemos esse patrocínio à Liga X1 como uma complementaridade do que a gente vem fazendo [no futebol]. Nós continuamos com os nossos investimentos nos clubes, nos atletas, até porque somos uma marca esportiva. Porém, também é muito importante para nós identificarmos a evolução do consumo desse esporte”, destacou Luciana.

“Tem espaço para todo mundo. Por isso que a complementaridade para a gente é muito importante. Eu continuo fazendo tudo o que eu faço no futebol tradicional, mas também não posso fechar os olhos para esse novo esporte que vem surgindo e que tem o seu espaço”, completou. 

Ativações

Na 2ª rodada da Liga X1 do Podpah, que aconteceu no último sábado (4), no Ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), a Puma aproveitou para lançar antecipadamente os novos modelos das chuteiras “Future” e “Ultra”, em uma ativação que envolveu o “Desafio do Paquetá”, jogo de abertura do evento.

Puma usou o influenciador Matheus Gonze em ativação na Liga X1 do Podpah – Reprodução / Instagram (@podpah)

Por meio do embaixador Matheus Gonze, que também é influenciador digital, a marca premiou o vencedor do confronto com os seus lançamentos. Nas próximas etapas, a Puma também pretende oferecer experiências e ativações, que serão pensadas e desenvolvidas em conjunto com o Podpah para maximizar os resultados.

“Nós vamos buscar ter experiências diferenciadas dentro de cada uma das etapas e que serão construídas a quatro mãos. Então a gente vai olhar o que queremos desenvolver, mas também ver o que surte mais efeito com o Podpah. Não será nada imposto, e sim algo construído a quatro mãos”, ressaltou a diretora de marketing da Puma. 

Narrativas

Com foco em construir narrativas voltadas à inovação, à autenticidade e ao lifestyle promovidos pelo Podpah, a Puma não quer ser apenas uma patrocinadora da Liga X1. A marca quer aumentar a própria relevância com o público participando de conversas geradas em torno do evento de maneira fluida. 

“Nós não queremos ser só um patrocinador. A gente quer que, quando participarmos da conversa, ela seja algo tão real, tão fluido, que a nossa relevância aumente sem que o público perceba que somos patrocinadores. Nós participamos porque a nossa marca está ali, e faz sentido estar ali sem que seja uma coisa forçada”, explicou Luciana Soares.