A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma das principais forças transformadoras do mercado de trabalho contemporâneo. Presente em diversos setores da economia, a ferramenta está redefinindo processos produtivos, modelos de negócio e as competências exigidas dos profissionais.
LEIA MAIS: Lean Agency: Como a inteligência artificial está revolucionando o mercado publicitário
LEIA MAIS: Como a Lean Agency consolidou a Betnacional no segmento das casas de apostas
LEIA MAIS: Lean Agency: Há um potencial inexplorado na imagem dos atletas no mercado publicitário brasileiro
LEIA MAIS: Mercado de trabalho e inteligência artificial: O futuro da publicidade com as novas tecnologias
O cenário na indústria esportiva não é diferente. Cada vez mais atletas, clubes e empresas utilizam a IA para melhorar o desempenho e a entrega. A inteligência artificial permite monitorar o desempenho físico dos atletas, prever lesões e otimizar estratégias de jogo com base em informações precisas e em tempo real.
Além do campo esportivo, a tecnologia também tem revolucionado a gestão e o marketing das entidades, oferecendo soluções que personalizam a experiência dos torcedores, aprimoram a venda de ingressos e fortalecem o engajamento nas redes sociais.
Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, falou sobre os usos profissionais da IA durante o Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, desta semana. O executivo considera a tecnologia como uma evolução positiva.
IA na alta performance
Anselmo contou sobre sua viagem para o South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas (EUA). O evento contou com um estande da IBM apenas voltado para o uso de inteligência artificial no esporte. No local, havia uma mesa de tênis de mesa, com uma câmera, para o público jogar.
Após a partida, a IA da IBM lia todos os movimentos dos participantes, oferecendo diagnósticos precisos sobre a forma como os jogadores jogavam e o que poderia melhorar. A ferramenta gerava dados e estatísticas específicas que poderiam, segundo Anselmo, ser utilizadas no esporte de alta performance, ou até na cobertura jornalística de um jogo.
Solucionando problemas
O exemplo dado por Anselmo é apenas um de diversos que vêm surgindo. Atletas e equipes de vários esportes já utilizam a IA para analisar grandes volumes de dados coletados durante treinos e competições.
O CEO da Lean Agency acredita que a ferramenta pode ser usada no esporte de alta performance como solução de problemas.
“Você tem ali dados que são capturados e introduzidos para você de maneira que eles sejam úteis. Então é a solução de um contexto”, ressaltou.
Como toda ferramenta, existe uma maneira correta de usar a inteligência artificial. Para Anselmo, a forma como é estruturada a pergunta ou a demanda é fundamental no sucesso da entrega da IA.
“Quando você vai para o uso profissional, você precisa, sim, aprender a perguntar, porque se você não souber qual problema quer resolver, vai ficar ‘patinando’ e perguntando um monte de coisas que a IA não vai saber responder”, analisou.
O CEO da Lean Agency vem utilizando a inteligência artificial como ferramenta no próprio trabalho e no próprio cotidiano, e acredita que a ferramenta promoverá diversas transformações, tanto na indústria esportiva, com o esporte de alto rendimento, quanto no dia a dia das pessoas.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: