O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero 2025 terminou no último sábado (18), em Saquarema (RJ), com o título do brasileiro Samuel Pupo e da portuguesa Yolanda Hopkins. A quinta etapa do Challenger Series (CS), da World Surf League (WSL), proporcionou dias de surfe de alto nível e ativações para aproximar o público do esporte.
Entre os homens, Samuel Pupo superou o havaiano Eli Hanneman na final. O brasileiro garantiu a vitória por 10.17 pontos a 9.50. Com isso, Pupo subiu para o segundo lugar do ranking do CS, o que o aproximou da vaga no Championship Tour (CT) em 2026.
“Ainda estou sem acreditar que venci essa etapa mais uma vez. Foi um evento muito desafiador, e eu sabia que precisava de um bom resultado. Fui fazendo meu caminho bateria por bateria e tinha muita fé de que tudo daria certo novamente, e deu. Estou muito feliz”, celebrou o campeão.
Na categoria feminina, Yolanda Hopkins derrotou a basca Annette Gonzalez Etxabarri por 13.16 a 10.20 e se tornou líder do Challenger Series. A campeã já havia se tornado a primeira portuguesa na história a se classificar para o Championship Tour depois de alcançar as semifinais em Saquarema.
“Este é, sem dúvida, um evento muito especial pra mim. Há dois dias conquistei minha vaga no CT e agora saio daqui com o título. Estou muito feliz”, exaltou Hopkins.
De volta aos homens, Eli Hanneman liderou os números finais de melhor onda (8.5 pontos) e maior somatório (15.67 pontos) do evento pela performance na sétima bateria das oitavas de final. Levi Slawson (AUS), com 8.5 na Rodada dos 64, e Bronson Meidy (INA), com a mesma nota na mesma rodada, completaram o Top 3 de melhores notas.
Entre as mulheres, Mirai Ikeda (JAP) foi a dona da maior nota (8 pontos) e maior média (15.17 pontos) na Rodada dos 32.
“O Banco do Brasil Saquarema Pro mais uma vez reafirmou a força do Brasil no cenário mundial do surfe. Tivemos ondas incríveis, grandes performances e um público que abraçou o evento do primeiro ao último dia”, comentou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Além do espetáculo dentro d’água, conseguimos entregar uma experiência completa fora dela, com ativações, música, cultura e esporte, mostrando que o surfe é um estilo de vida que conecta pessoas e transforma a cidade”, completou.
Atrações
Além das disputas dentro da água, os fãs que estiveram presentes em Saquarema também puderam aproveitar diversas atrações em terra firme. O evento ofereceu uma série de opções para conectar o público ao surfe e outras atividades.
“Buscamos oferecer ao público experiências inéditas, como o WSL Sunset, o Cine Saquá e as clínicas esportivas na praia, aproximando ainda mais a comunidade do evento”, contou Ivan Martinho.
O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero teve patrocínios de Banco do Brasil, Corona Cero, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Dr. Peanut e Probiótica, além do apoio da Mormaii e-Motors, e ainda Globo, InterTV e Rádio Mix, como parceiros oficiais de mídia.
“A energia do público, o engajamento das marcas e a celebração do esporte fazem deste um dos grandes eventos que já realizamos no Brasil. E a festa ficou completa com as vitórias do Samuel Pupo e da portuguesa Yolanda Hopkins, que fecharam com chave de ouro uma semana inesquecível em Saquarema”, concluiu o presidente da WSL na América Latina.