A Arábia Saudita intensificou os investimentos no tênis e passará a sediar um torneio ATP Masters 100. O PIF, fundo soberano do país, ganhou os direitos da realização do evento por meio da Surj Sports Investment, sua empresa de investimentos esportivos.
A competição saudita estreará em 2028 e será o décimo Masters 1000 na turnê da ATP, ao lado de Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai e Paris.
A criação do torneio faz parte da parceria entre a ATP e o PIF. Como parte do acordo, o novo evento se juntará à ATP e aos torneios Masters 1000 existentes como acionista da ATP Media, o braço global de transmissão e mídia do tour.
“Trazer um evento ATP Masters 1000 para a Arábia Saudita é um grande passo para o tênis na região e um reflexo do nosso compromisso compartilhado com a ATP com o crescimento do esporte em todo o mundo”, comentou Bander Bin Mogren, presidente da Surj Sports Investment.
“Este anúncio destaca a ascensão da Arábia Saudita como um destino para o esporte de classe mundial e fortalece nossa ambição de apoiar atletas, fãs e a comunidade do tênis em geral nos próximos anos”, prosseguiu.
A Surj, detentora da licença do torneio, será responsável pelo controle das operações de patrocínio e vendas de ingressos. Os valores envolvidos não foram especificados, bem como datas e local.
Desenvolvimento
Seguindo a intenção de desenvolver o tênis ao redor do mundo, estabelecida na parceria entre ATP e PIF, o Masters 1000 na Arábia Saudita incluirá um programa nacional de base, desenvolvido em parceria com a Federação Saudita de Tênis.
A intenção da iniciativa é promover inclusão, acessibilidade e desenvolvimento de talentos a partir da realização do Masters 1000 no país.
“A Arábia Saudita demonstrou um compromisso genuíno com o tênis, não apenas no nível profissional, mas também no desenvolvimento do esporte em todos os níveis”, disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP.
“A ambição do PIF para o esporte é clara, e acreditamos que fãs e jogadores ficarão impressionados com o que está por vir. O fortalecimento dos nossos eventos premium está impulsionando um crescimento recorde e uma transformação em todo o tour”, acrescentou.
Arábia Saudita
O anúncio representa um novo passo da Arábia Saudita em direção ao objetivo de se tornar uma referência na realização de eventos esportivos de grande relevância.
No tênis, o reino já sedia o WTA Finals desde 2024, em Riad, e recebe o Next Gen ATP Finals desde 2023, em Jedá.
Além disso, por meio de investimentos bilionários promovidos pelo PIF, a Arábia Saudita passou a receber eventos de futebol, golfe, automobilismo, esportes de combate e e-Sports nos últimos anos.
