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Riot Games libera patrocínio de apostas nos e-Sports, mas diz que abertura será com responsabilidade

Movimento abre caminho para que as bets possam ampliar a presença em um mercado que já gera US$ 10,7 bilhões ao ano em apostas

Riot Games liberou apostas esportivas nos e-Sports - Reprodução / riotgames.com

A Riot Games anunciou, neste domingo (26), que liberará os patrocínios de casas de apostas esportivas para equipes nível 1 de League of Legends (LoL) e Valorant, nas Américas e na região que compreende Europa, África e Oeste Asiático.

No comunicado, o presidente de publicação e e-Sports da Riot Games, John Needham, explicou que há alguns anos esses times solicitam a possibilidade de receberem patrocínios de casas de apostas, os quais antes eram vetados pela organização.

“Acreditamos que é melhor permitir patrocínios de apostas, de forma cuidadosa e com as proteções certas, do que ficar à margem enquanto os riscos para os fãs e a integridade não são controlados”, explicou o executivo.

O movimento da empresa abre caminho para que as bets ampliem sua atuação em um mercado no qual já movimentam US$ 10,7 bilhões ao ano, segundo estimativas da empresa suíça Sportradar relativas a 2024, considerando-se apenas as competições de LoL e Valorant.

“Mas aqui está o problema: 70% das apostas em todos os esportes são feitas em mercados não regulamentados, com casas que não são licenciadas”, disse Needham.

A lógica da empresa é de que, ao liberar o patrocínio feito por casas de apostas legalizadas, a Riot ajudará a estimular o mercado regulamentado do setor.

Integridade esportiva

O executivo informou que todas as potenciais parcerias deverão ser analisadas e aprovadas pela Riot.

“É importante para nós trazermos a mesma navalha de escrutínio para todas as marcas de apostas interessadas nas nossas equipes”, ressaltou.

As medidas de transparência também envolverão uma base de dados unificada chamada Grid, lançada em 2023, com informações disponíveis para equipes, parceiros comerciais e casas de apostas.

“Qualquer parceiro de apostas em potencial deve usar o Grid para potencializar suas ofertas, garantindo consistência, integridade e responsabilidade em todos os aspectos”, explicou.

A Riot também determinou que os times estabeleçam medidas internas de promoção da integridade esportiva.

“Integridade não é algo que a Riot pode defender sozinha; é uma responsabilidade compartilhada em todo o ecossistema. As equipes que buscam parcerias de apostas devem ter estabelecido um programa de integridade que inclua desenvolvimento, monitoramento e educação de políticas. Eles também devem avaliar se isso, como todas as outras parcerias, faz sentido para sua marca e seus fãs”, salientou Needham.

Embora inicialmente os patrocínios sejam voltados apenas a times nível 1 das Américas, Europa, África e Oeste Asiático, o programa geral que garante a liberação das parcerias com as bets prevê um aumento nos investimentos em equipes nível 2.

As iniciativas incluem ampliação nas premiações e criação de novos torneios para apoiar aspirantes a profissionais, além de desenvolvimentos adicionais do sistema de integridade e de programas de treinamento e educação expandidos para operadores de torneios parceiros e aspirantes a profissionais.

A liberação dos patrocínios colocará as casas de apostas em contato com uma audiência cada vez mais expressiva nas competições de e-Sports.

A final do Campeonato Mundial de League of Legends 2024, por exemplo, registrou pico de 6,9 milhões de espectadores, estabelecendo um novo recorde de audiência para uma única partida de e-Sports.