Pular para o conteúdo

GP de São Paulo de F1: Como as marcas estão transformando a experiência em Interlagos

Patrocinadores promovem série de ativações pensando na jornada do fã da principal categoria do automobilismo mundial

GP São Paulo de F1 2025 será disputado no Autódromo de Interlagos, entre 7 e 9 de novembro - Lubomir Asenov / Motorsport Images

No próximo fim de semana, entre sexta-feira (7) e domingo (9), será realizada a 52ª edição do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Na sexta-feira (7), os carros irão para a pista para o treino livre e o treino classificatório para a corrida sprint. Já no sábado (8), acontecerão a corrida sprint e o treino classificatório para a corrida principal. Por fim, no domingo (9), os pilotos acelerarão pelo Autódromo de Interlagos para as 71 voltas da corrida principal.

Mais do que uma corrida, o Grande Prêmio de São Paulo vem se transformando em uma experiência completa e imersiva para os fãs da Fórmula 1. O evento oferece diversos espaços com atrações e ativações pensadas para melhorar a jornada do fã apaixonado pela categoria.

Fanzone Fórmula 1

Sucesso em 2024, a Fanzone da Fórmula 1 será, novamente, uma das principais atrações do GP em 2025. A edição deste ano contará com atrações musicais, ativações e a participação de pilotos e membros das equipes, que ainda serão divulgados pela organização da prova.

Nas manhãs de sexta-feira (7) e sábado (8), acontecerá o esperado “Driver’s Engagement”, momento no qual alguns pilotos e membros das equipes sobem ao palco para responder algumas perguntas e interagir com os fãs.

Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Fernando Alonso no Driver’s Engagement do GP São Paulo de 2024 – Andrew Ferraro / Motorsport Images

Além disso, os três dias serão recheados de atrações musicais. Na sexta-feira (7), o cantor Seu Jorge subirá ao palco, enquanto no sábado (8) será a vez da dupla sertaneja Matheus & Kauan. Para finalizar, no domingo (9), o cantor Thiaguinho será o protagonista da Fanzone.

Ativações no autódromo

Também não faltarão espaços e ativações para o público presente no autódromo. Já no caminho, a Duracell, patrocinadora oficial da Williams, ativará a parceria na Linha 9 – Esmeralda da CPTM. Pelo segundo ano consecutivo, a marca decidiu envelopar os trens da linha. Além disso, a empresa também distribuirá os tradicionais “batecos” e capas de chuva na Estação Autódromo durante as manhãs do sábado (8) e do domingo (9).

Ação da Duracell nos trens da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, em São Paulo (SP) – Divulgação / Duracell

A Heineken, patrocinadora global da Fórmula 1, realizará novamente a “Heineken Village”, espaço de cerca de 30 mil m² dentro do Autódromo de Interlagos. O lugar, em formato de estrela, possui palco, DJs, bares e, principalmente, uma visão privilegiada no coração da pista. A marca de cerveja holandesa afirmou que a Heineken Village em São Paulo será a maior ativação da marca entre todos os GPs de Fórmula 1 do ano. A edição do ano passado contou com uma série de homenagens a Ayrton Senna, sendo chamada de Heineken Village – Senna Edition.

Além disso, a marca ainda criou uma garrafa comemorativa para o GP de São Paulo, feita de alumínio, em formato long neck de 330ml, em edição limitada, que está sendo comercializada nos principais supermercados da capital paulista.

Heineken Village no GP de São Paulo de 2024 – Divulgação / Heineken

A Porto também prepara um lugar especial no autódromo para seus clientes. Pelo quarto ano consecutivo, a seguradora terá arquibancada própria em Interlagos, com vendas exclusivas para clientes do cartão de crédito Porto Bank. O espaço da Porto contará com arquibancada coberta, lounge e telão com transmissão ao vivo.

Em outra iniciativa, a Porto decidiu realizar uma ação em homenagem a Chico Landi, primeiro piloto brasileiro na F1, e destaca Gabriel Bortoleto, atual representante do país na categoria.

No autódromo, o espaço da marca contará com o “Túnel do Tempo”, que apresenta uma linha temporal com momentos marcantes dos pilotos, além de uma réplica de carro clássico e experiências interativas. A empresa também patrocina o documentário “Eu quero ser Chico Landi”.

Outras ativações incluem roda-gigante, simuladores de corrida com modelos antigos e atuais, e ainda uma linha de produtos licenciados.

Espaço da Porto no GP de São Paulo de 2024 – Divulgação / Porto

Pintura especial

Apostando na identificação e no pertencimento com o público brasileiro, a Williams, em parceria com a Gulf Oil International, fará uma ação especial para o GP de São Paulo. O carro da equipe inglesa terá uma pintura especial para a corrida em Interlagos, escolhida pelos fãs e decorada com palavras eleitas pelos torcedores brasileiros.

Parceria multinacional

Patrocinadores da Fórmula 1, McDonald’s e Red Bull firmaram uma parceria para o GP de São Paulo. O energético passará a fazer parte do cardápio do McDonald’s em algumas unidades da rede pelo país. A partir do dia 11 de novembro, o Red Bull poderá ser adicionado em algumas McOfertas (Big Mac, Quarterão com Queijo, Cheddar McMelt, Tasty Turbo e McChicken). A lista dos restaurantes selecionados pode ser consultada aqui.

Red Bull e McDonald’s fecharam uma parceria para o GP de São Paulo – Red Bull / Publicis Brasil / Kastner

Já na pista, o McDonald’s ganhará destaque como parceiro da Oracle Red Bull Racing, equipe do atual tetracampeão Max Verstappen, por oito semanas, com o logotipo em evidência na frente do halo dos carros e também na garagem da equipe. Além disso, haverá ativações pelas ruas, voltadas ao público.

A Red Bull conta com duas equipes no grid (além da Oracle Red Bull Racing, tem a Visa Cash App RB, chamada muitas vezes de Racing Bulls no Brasil). Já o McDonald’s é, desde o ano passado, patrocinador regional da F1 na América Latina, o que inclui os GPs do México e de São Paulo. O contrato é válido até 2027.

Meme que virou campanha

Santander, por sua vez, aproveitou um meme já consolidado nas ruas de São Paulo (SP) para aproximar sua marca do clima do Grande Prêmio de Fórmula 1 que será disputado na capital paulista. As famosas placas que indicam o Autódromo de Interlagos em praticamente todos os bairros da cidade, por mais longe que estejam, viraram uma brincadeira nas redes, e o banco transformou isso em um conceito de campanha: convidar o público a criar e compartilhar suas próprias versões das placas com a hashtag #SegueAPlacaSantander.

Placa que se vê em todos os lugares de São Paulo (SP) foi usada pelo Santander em ativação para o GP de Fórmula 1 na cidade – Divulgação / Santander

Além do incentivo ao conteúdo nas redes, o banco instalou uma placa real no Marco Zero do Recife (PE) e também incluiu mídia out of home (OOH) em diversas cidades, com placas indicando a distância até o autódromo, reforçando a ideia de que o clima da Fórmula 1 pode “chegar” a qualquer lugar.

Com ativações antes, durante e depois do Grande Prêmio em Interlagos, essas e outras marcas buscam aproveitar a paixão dos fãs brasileiros pelo automobilismo para criar vínculos e identificação com o público. Por meio das ações, as empresas vêm transformando a jornada do fã e criando uma experiência que tem como objetivo ir muito além da corrida na pista histórica de Interlagos.

Conectividade

A Claro será responsável pela infraestrutura de conectividade do GP de São Paulo, com soluções de fibra óptica, 5G e wi-fi 6 em áreas importantes de Interlagos.

A operação inclui mais de 38km de cabeamento, interligação com data center, rede exclusiva para vendas e cobertura para imprensa e áreas vips. A empresa também estreará a plataforma GRC 4.0 para gestão integrada de redes e implementará sistemas de segurança digital.

Além da operação técnica, a Claro realizará ativações voltadas ao público, como o Expresso 5G, ações em lojas temáticas, experiências interativas na Fanzone e atrações musicais nos palcos Sunset e Village Vip.

A operadora também patrocina a equipe Sauber, que tem o brasileiro Gabriel Bortoleto como um dos pilotos. A campanha é conduzida pelas agências Talent e ARC, com presença em mídia OOH e redes sociais.

Reciclagem

A Gerdau, por sua vez, inaugurou novas estruturas em aço 100% reciclável em Interlagos, incluindo a plataforma da bandeirada, suportes de sinal da largada e pórtico. A ação integra a parceria com o GP de São Paulo pelo terceiro ano e reforça o uso de materiais sustentáveis no circuito.

Pedro Torres e Gustavo Werneck, da Gerdau, com Alan Adler e Francisco Mattos, da organização do GP São Paulo de F1 - Divulgação
Pedro Torres e Gustavo Werneck, da Gerdau, com Alan Adler e Francisco Mattos, da organização do GP de São Paulo – Divulgação

A empresa divulgou que transforma 10 milhões de toneladas de sucata por ano e mantém uma das menores médias de emissão de CO₂ do setor.

“Estamos muito satisfeitos em levar, mais uma vez, o aço Gerdau 100% reciclável e de baixo carbono para um dos maiores eventos esportivos do mundo”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da companhia.