Em entrevista à Máquina do Esporte, Eduardo Toni, diretor de marketing do São Paulo, revelou que o clube deve alcançar um faturamento com marketing próximo a R$ 350 milhões em 2025. Caso isso se concretize, o valor vai superar em cerca de 17% a projeção de fevereiro do Tricolor Paulista, que era de arrecadar R$ 300 milhões com essa linha de receita neste ano.
Toni também explicou que grande parte do valor não é visível ao público no balanço oficial do clube, uma vez que as receitas são alocadas em diferentes categorias no documento, considerando que o São Paulo adota um modelo de trabalho com “unidades de negócio”.
“Muitas das receitas que o marketing traz para o São Paulo são alocadas nas [categorias] estádio, futebol e, analisando o balanço do clube, você não consegue enxergar [de onde vem] esse dinheiro”, comentou Eduardo Toni, que participou de debate no Sports Summit, em São Paulo.
“O patrocínio dos naming rights entra [para a categoria] estádio, o resultado que nós temos com as placas de campo entra para o futebol. Então, as receitas que a gente traz para o São Paulo ficam alocadas em outros centros de custo que não aparecem no balanço, mas, de uma forma geral, devemos chegar a quase R$ 350 milhões de marketing neste ano”, acrescentou.
SAO Store
O planejamento de expansão da rede de lojas próprias do clube, a SAO Store, prevê chegar a 50 unidades até o final de 2027. Toni detalhou que o clube deve fechar o ano de 2025 com 25 lojas abertas, focando inicialmente na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo. Vale destacar que no começo do ano, o clube contava com 13 lojas.
“Hoje, nós temos basicamente todas as lojas [na] Grande São Paulo. Temos uma em Alphaville e as outras todas na cidade de São Paulo. A gente planeja para o ano que vem abrir lojas em outros estados, como no Nordeste, e também no interior paulista, depois de ter melhorado um pouco a distribuição aqui na capital”, explicou o diretor de marketing do São Paulo.
New Balance
Em relação à parceria com a New Balance, Toni destacou que o clube está muito satisfeito com a parceria, classificando a empresa como um “parceiro estratégico muito importante”. A troca no fornecedor de material esportivo de 2023 para 2024 resultou em um aumento na quantidade de produtos (SKUs) ofertados, que era uma limitação no contrato anterior do clube com a Adidas.
Em 2025, o São Paulo lançou uma coleção casual exclusiva para mulheres, que não é uma simples adaptação dos modelos masculinos. Além disso, a New Balance também criou uma linha infantil em outubro, em celebração ao Dia das Crianças.
A terceira camisa do São Paulo para esta temporada, desenhada em homenagem ao uniforme usado por Rogério Ceni na final do Mundial de Clubes de 2005, também é citada como “um sucesso” pelo diretor de marketing e como o produto que mais vendeu desde o início da parceria com a New Balance.
