Pular para o conteúdo

Estratégia global da 361º usa patrocínio a atletas no Ocidente para potencializar consolidação na Ásia

Marca chinesa tem apostado em nomes como Nikola Jokic, da NBA, para gerar credibilidade no mercado oriental

Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, participaram do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte - Arte / Máquina do Esporte

A marca esportiva chinesa 361º implementou uma estratégia de patrocínios globais que utiliza grandes nomes do esporte ocidental, como o astro Nikola Jokic, da NBA, para reforçar a credibilidade de seus produtos, visando principalmente ao crescimento de vendas na Ásia.

Em vez de focar no retorno imediato nas vendas no mercado norte-americano ou no europeu, a companhia prioriza o impacto de imagem que a associação com atletas de elite e eventos de prestígio gera em seu mercado doméstico.

A parceria com o jogador, que possui alto desempenho e visibilidade na principal liga de basquete do mundo, é vista como uma chancela de qualidade para o consumidor asiático. Em entrevista ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, explorou a estratégia.

“O basquete na China tem um peso muito grande, não só na audiência que ele cede, mas também na venda de produtos lá [na China]. Nós tiramos recentemente o Jokic da maior marca esportiva do mundo, porque o próprio Jokic percebeu que o grande volume de negócios nem está mais no Ocidente, está na Ásia”, explicou.

Essa abordagem reflete uma mudança de eixo no poder de consumo do esporte. O volume de negócios gerado na Ásia, particularmente na China, tem se desenvolvido a ponto de ser o principal foco das marcas do continente.

“Um exemplo interessante, que não tem a ver com basquete, mas explica um pouco, aconteceu no Rio 2016, quando a 361º estava entrando no Brasil. Esse patrocínio não estava preocupado com o Brasil, estava preocupado em mostrar na Ásia, na China, que a 361º naquele momento estava patrocinando o maior evento do mundo”, lembrou Baccaro.

Além de utilizar o basquete para consolidar a presença da marca na China, o fato de Jokic ser sérvio também faz parte de uma estratégia de expansão geográfica da 361º para países próximos à Ásia.

A ideia é seguir um crescimento linear e gradual, utilizando a notoriedade de atletas locais para se aproximar de mercados vizinhos antes de buscar o grande salto para regiões distantes como a América Latina.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, irá ao ar nesta terça-feira (4), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: