Pular para o conteúdo

Interesse das novas gerações pela cultura asiática favorece avanço de marcas esportivas chinesas no Brasil

361º enxerga o movimento como uma oportunidade de crescimento no mercado brasileiro

Marcas esportivas chinesas avançam pelo mundo conforme as novas gerações se interessam mais pela cultura asiática - Reprodução / Pexels / Wolfram K

O cenário de consumo global passa por uma transformação impulsionada pelas novas gerações, que demonstram um interesse crescente pela cultura asiática. O movimento se estende ao consumo de produtos e serviços, criando uma oportunidade para marcas chinesas avançarem em mercados ocidentais, como o Brasil.

No Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, explicaram que a marca chinesa enxerga esse movimento como uma oportunidade de avanço.

“As novas gerações têm uma curiosidade muito grande pela cultura da Ásia. As crianças não querem mais ir para a Europa ou para a Disney. A minha filha não está preocupada em ir para a Disney, ela quer ir para o Japão”, afirmou Baccaro.

O interesse cultural vem acompanhado do fim de preconceitos nutridos pelas gerações anteriores, como a ideia de que produtos chineses, por exemplo, são falsificados ou de baixa qualidade.

Distantes deste estigma, as novas gerações demonstram maior interesse por novidades tecnológicas e de estilo, fatores que têm norteado o crescimento das marcas esportivas asiáticas ao redor do mundo.

“Mudou tanto que, hoje, as novas gerações preferem um produto asiático do que comprar um produto de uma marca que eles por si só já acham uma marca velha. Eles querem coisas novas”, analisou o CEO da 361º.

LEIA MAIS: Estratégia global da 361º usa patrocínio a atletas no Ocidente para potencializar consolidação na Ásia
LEIA MAIS: 361º traça estratégia baseada na democratização da tecnologia esportiva para avançar no Brasil

As redes sociais possuem um papel importante nessa mudança de interesse. O TikTok, muito forte na Ásia, por exemplo, se consolidou como um canal de comunicação de alta velocidade e um dos principais pontos de contato entre as marcas e o público mais jovem.

“Tudo é muito voltado para esse novo consumidor e usuário das redes sociais. Eles pegam as coisas muito rápido, então é um aprendizado”, explicou Camila Pinheiro.

O episódio do Maquinistas, podcast apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: