Pular para o conteúdo

Xsports avalia início com bom retorno de audiência e expansão de alcance

Canal esportivo 24h na TV aberta já alcança 150 milhões de pessoas e é a quinta maior rede do país

Henrique Mazzei, head de conteúdo da Xsports - Divulgação

Henrique Mazzei, head de conteúdo da Xsports - Divulgação

Com menos de três meses no ar, a Xsports já registra retorno junto ao público, na avaliação de Henrique Mazzei, head de conteúdo do canal. O executivo festeja o fato de a emissora ter conseguido marcar 1 ponto, segundo números da Kantar Ibope Media, em duas ocasiões.

No YouTube, lançado há pouco mais de um mês, atingiu picos de 30 mil espectadores simultâneos, segundo Mazzei. Nesse período, seu canal na plataforma de vídeos já atraiu quase 70 mil inscritos.

“Temos médias muito gratificantes durante os campeonatos que colocamos no ar de graça na TV aberta”, afirmou Mazzei, à Máquina do Esporte, durante o Sports Summit, em São Paulo.

A Xsports foi lançada em agosto como o único canal esportivo 24 horas no ar na TV aberta do Brasil. Em seus primeiros três dias de operação, ultrapassou 2 milhões de telespectadores, segundo dados da Kantar Ibope.

A proposta, nesse início de projeto, é oferecer uma programação contínua voltada ao esporte, com foco em modalidades olímpicas e competições internacionais.

Distribuição

A estratégia da Xsports é multiplataforma. Além da TV aberta, o canal está presente em pacotes básicos de operadoras de TV por assinatura como Claro e Vivo, e também na chamada banda C, que substitui as antigas parabólicas.

Com essa distribuição, a emissora afirma ter potencial de alcance de até 150 milhões de telespectadores espalhados pelo Brasil, o que a coloca como a quinta maior rede do país, atrás apenas de Globo, SBT, Record e Band.

“A mídia precisa estar onde o povo está. Acreditamos nisso e estamos em todas as plataformas”, prega Mazzei.

A emissora também está em negociação para chegar à Fast TV, embora ainda não haja acordo para expansão da emissora nessas plataformas de streaming em TVs conectadas.

Modelo de negócio

Presente em diversas plataformas, a Xsports tem como foco principal ser o único canal esportivo 24h na TV aberta. O público está acostumado a consumir esse tipo de conteúdo na TV por assinatura e, nos últimos anos, no streaming.

Há um desafio de como essa iniciativa será vista pelo fã de esporte e, por consequência, pelo mercado anunciante.

“A resposta do mercado é muito positiva. Se você não é uma marca que está lançando um  canal dentro de um ecossistema, é preciso apresentar números. Há um ano, a Xsports era um PowerPoint e um sonho. Agora, temos dados”, compara Mazzei.

Para ele, o diferencial da Xsports está na linguagem e na formação da equipe, que busca atrair um público mais jovem.

Zé Neto, um dos talentos da nova geração na Xsports - Divulgação
Zé Neto, um dos talentos da nova geração na Xsports – Divulgação

Conteúdo

A grade da Xsports inclui transmissões ao vivo de atrações como  Premier League e EFL Championship (Inglaterra); LaLiga e Copa do Rei (Espanha); Serie A (Itália); Liga Portugal; Bundesliga e Copa da Alemanha.

Recentemente, o canal anunciou acordos de transmissão com NBB e Kings League (nacional e internacional), que se juntam a outros eventos cujos direitos já haviam sido adquiridos, como Diamond League (atletismo); Nascar (automobilismo); Euroliga (basquete); Liga dos Campeões da Europa (vôlei) e Global Champions Tour (hipismo).

A emissora também transmite a NWSL, onde jogam algumas das estrelas da seleção brasileira, como Marta, Debinha, Bia Zaneratto e Lorena.

“O YouTube abre para a gente a possibilidade de não deixar o cara que é apaixonado por uma modalidade sem opção”, explica Mazzei.

Pelo canal, é possível entrar com vários eventos ao vivo, aproveitando plenamente os direitos de transmissão adquiridos pela empresa de mídia. Isso permitiu transmissões de jogos com 200 mil visualizações.

Equipe

A Xsports aposta em uma equipe jovem, com média de idade abaixo dos 25 anos, embora também tenha contratado nomes consagrados, como Milton Leite, Mauro Beting e Álvaro José. Esses veteranos se juntam a profissionais da nova geração, como Mário Melo, Zé Neto, Pedro Oliveira e Rodrigo Serafim.

“Em menos de três meses eu tenho mais de 20 pessoas que entraram no ar pela primeira vez numa TV”, contabiliza o executivo.

Caso algum desses nomes vingue, é possível que a emissora enfrente o assédio de concorrentes. Para Mazzei, porém, dá para fazer uma boa gestão de talentos, mantendo os principais profissionais em seu casting.

“Sendo claro, transparente e fazendo uma gestão de elenco humana, é muito difícil que as pessoas abandonem um projeto consolidado”, acredita.