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Xsports avalia início com bom retorno de audiência e expansão de alcance

Canal esportivo, que funciona 24 horas na TV aberta, já alcançou 150 milhões de pessoas e é a quinta maior rede do país

Henrique Mazzei, head de conteúdo da Xsports - Divulgação

Henrique Mazzei é o head de conteúdo da Xsports - Divulgação

Com menos de três meses no ar, a Xsports já registra um bom retorno junto ao público, na avaliação de Henrique Mazzei, head de conteúdo do canal. O executivo festejou o fato de a emissora ter conseguido marcar 1 ponto, segundo números da Kantar Ibope Media, em duas ocasiões.

No YouTube, lançado há pouco mais de um mês, a Xsports atingiu picos de 30 mil espectadores simultâneos, segundo Mazzei. Nesse período, o canal da emissora na plataforma de vídeos já atraiu quase 70 mil inscritos.

“Temos médias muito gratificantes durante os campeonatos que colocamos no ar de graça na TV aberta”, afirmou Mazzei, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit, realizado na semana passada, em São Paulo (SP).

A Xsports foi lançada em agosto como o único canal esportivo 24 horas no ar na TV aberta do Brasil. Em seus primeiros três dias de operação, ultrapassou 2 milhões de telespectadores, segundo dados da Kantar Ibope.

A proposta, nesse início de projeto, é oferecer uma programação contínua voltada ao esporte, com foco em modalidades olímpicas e competições internacionais.

Distribuição

A estratégia da Xsports é multiplataforma. Além da TV aberta, o canal está presente em pacotes básicos de operadoras de TV por assinatura, como Claro e Vivo, e também na chamada banda C, que substitui as antigas parabólicas.

Com essa distribuição, a emissora afirma ter potencial de alcance de até 150 milhões de telespectadores espalhados pelo Brasil, o que a coloca como a quinta maior rede do país, atrás apenas de Globo, SBT, Record e Band.

“A mídia precisa estar onde o povo está. Acreditamos nisso e estamos em todas as plataformas”, enfatizou Mazzei.

A Xsports também está em negociação para chegar à Fast TV, embora ainda não haja acordo para a expansão da emissora nas plataformas de streaming em TVs conectadas.

Modelo de negócio

Presente em diversas plataformas, a Xsports tem como foco principal ser o único canal esportivo 24 horas na TV aberta. O público, que já estava acostumado a consumir esse tipo de conteúdo na TV por assinatura e, nos últimos anos, no streaming, agora tem essa outra opção.

Há um desafio, no entanto, de como essa iniciativa será vista pelo fã de esporte e, por consequência, pelo mercado anunciante.

“A resposta do mercado é muito positiva. Se você não é uma marca que está lançando um canal dentro de um ecossistema, é preciso apresentar números. Há um ano, a Xsports era um PowerPoint e um sonho. Agora, temos dados”, comparou Mazzei.

Para ele, o diferencial da Xsports está na linguagem e na formação da equipe, que busca atrair um público mais jovem.

Zé Neto, um dos talentos da nova geração na Xsports - Divulgação
Zé Neto, um dos talentos da nova geração, está na Xsports – Divulgação

Conteúdo

A grade da Xsports inclui transmissões ao vivo de atrações como Premier League e EFL Championship (Inglaterra); LaLiga e Copa do Rei (Espanha); Serie A (Itália); Liga Portugal (Portugal); e Bundesliga e Copa da Alemanha (Alemanha).

Recentemente, o canal anunciou acordos de transmissão com NBB e Kings League (nacional e internacional), que se juntam a outros eventos cujos direitos já haviam sido adquiridos, como Diamond League (atletismo); Nascar (automobilismo); Euroliga (basquete); Champions League (vôlei) e Global Champions Tour (hipismo).

A emissora também transmite a NWSL, liga norte-americana de futebol feminino, onde jogam algumas das estrelas da seleção brasileira, como Marta, Debinha, Lorena e Bia Zaneratto.

“O YouTube abre para a gente a possibilidade de não deixar o cara que é apaixonado por uma modalidade sem opção”, explicou Mazzei.

Pelo canal, é possível entrar com vários eventos ao vivo, aproveitando plenamente os direitos de transmissão adquiridos pela empresa de mídia. Isso já permitiu transmissões de jogos com 200 mil visualizações.

Equipe

A Xsports aposta em uma equipe jovem, com média de idade abaixo dos 25 anos, embora também tenha contratado nomes consagrados, como Milton Leite, Mauro Beting e Álvaro José. Esses veteranos se juntam a profissionais da nova geração, como Mário Melo, Zé Neto, Pedro Oliveira, Luiza Boareto, Babi Micheletto, Elaine Trevisan e Rodrigo Serafim.

“Em menos de três meses, tenho mais de 20 pessoas que entraram no ar pela primeira vez em uma TV”, contabilizou o executivo.

Caso algum desses nomes vingue, é possível que a emissora enfrente o assédio de concorrentes. Para Mazzei, porém, dá para fazer uma boa gestão de talentos, mantendo os principais profissionais em seu casting.

“Sendo claro, transparente e fazendo uma gestão de elenco humana, é muito difícil que as pessoas abandonem um projeto consolidado”, ressaltou.