O Palmeiras planeja lançar dois novos projetos com sua marca: um hub de saúde e outro de educação. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliar o engajamento com o torcedor e integrar o clube ao cotidiano da sua base de fãs.
“Quando lançamos produtos, seja o Palmeiras Viagens, o Palmeiras Experiências, vem aí um hub de educação, vem um hub de saúde, tudo o que envolve o torcedor nas suas 24 horas do dia, queremos estar presentes, ter participação direta no dia a dia do torcedor”, contou Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit, em São Paulo.
Questionado sobre detalhes das iniciativas nas áreas de saúde e educação, o executivo não quis dar detalhes por serem projetos ainda em tratativas iniciais ou que ainda não foram lançados.
O projeto dos hubs de saúde e educação se soma a outras frentes de relacionamento com o palmeirense, como o programa de sócio-torcedor Avanti, a conta digital Palmeiras Pay e produtos licenciados, como os que serão lançados com a Cimed, última empresa a assinar com o clube.
Educação
Rivais do Palmeiras, Corinthians e São Paulo já fizeram iniciativas semelhantes na área de educação. O Timão chegou a ter parceria com a UniDrummond, que abriu um campus na Neo Química Arena em 2020. O projeto foi encerrado após o fim do vínculo com o clube. O parceiro da equipe na área atualmente é a Unicesumar, do mesmo grupo da Uniasselvi, que patrocina o Palmeiras.
Já o São Paulo lançou a SPFC University, em parceria com a UniDom Bosco, no início do ano. A iniciativa conta atualmente com graduação em gestão esportiva e lazer, pós-graduação em marketing esportivo, além de cursos livres em diversas áreas.
Valorização
Independentemente dos projetos em andamento, o Palmeiras experimentou, ao longo do ano, a valorização da sua marca, catapultada pela chegada ás quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, em julho, e a classificação para a decisão da Libertadores contra o Flamengo, marcada para dia 29, em Lima (Peru).
Coelho acredita que o bom desempenho internacional fortalece a imagem institucional e facilita a atração de novos patrocinadores e parceiros comerciais.
“O futebol é emocional e o bom desempenho engaja mais a torcida. O importante é que o torcedor esteja cada vez mais no Palmeiras. Tem os saltos de qualidade por conta do desempenhos, mas ao mesmo tempo, mantemos uma curva ascendente de participação no negócio”, conta o executivo.

Cimed
A boa fase já rendeu frutos, como o contrato com a Cimed, anunciado oficialmente no final de outubro. O acordo, válido até dezembro de 2027, prevê não apenas exposição da marca região da clavícula da camisa.
“O Palmeiras participa dos produtos da Cimed, criando linhas com a marca Palmeiras e colaborando nos produtos que são o carro-chefe deles”, afirma.
A linha de produtos licenciados deve incluir suplementos, vitaminas, cosméticos, o hidratante labial Carmed e a linha infantil João e Maria. O clube irá receber royalties da Cimed sobre os itens vendidos com sua marca.
Uniforme
Duas propriedades de patrocínio na camisa estão disponíveis atualmente: a barra traseira e o esterno (também conhecida como escudeto).
“Há pelo menos seis ou sete [empresas] interessadas e as negociações estão em andamento”, aponta.
Há possibilidades comerciais de abrir novas propriedades que inicialmente não estariam no mercado, como a barra frontal e os meiões.
“[A barra frontal] não é uma área que o Palmeiras tem disponível, a não ser que apareça uma proposta irrecusável”, comenta.

Avanti
Outra iniciativa bem-sucedida é o programa de sócio-torcedor Avanti, o maior do país, que conta atualmente com 182.226 associados adimplentes. No Brasil, Internacional (146 mil) e Grêmio (101.668) vêm logo a seguir.
O Verdão trabalha para ampliar ainda mais esse número oferecendo experiências e serviços além do futebol.
“Nosso objetivo é que todo palmeirense seja sócio-torcedor. O Avanti nasceu para que o Palmeiras fizesse parte da vida de cada torcedor”, diz o diretor de marketing.
O sucesso do Avanti é impulsionado pelo Palmeiras Pay, conta digital do clube, que já soma 1 milhão de correntistas pelo Brasil. O cliente do banco palmeirense tem direito a degustação do programa de sócio-torcedor por até seis meses. Após esse período, muitos clientes acabam aderindo ao Avanti.
Sportingbet
Apesar da boa fase nos gramados e do recente anúncio de patrocínio da Betano ao Flamengo por invejáveis R$ 268 milhões por ano, o Palmeiras não pretende renegociar valores do contrato com a Sportingbet, que assumiu o espaço máster da camisa do Verdão no início do ano.
“Sabemos quanto vale a marca Palmeiras e buscamos uma parceria forte”, pondera o executivo.
“O contrato com a Sportingbet foi resultado de um bid [oferta]. Eles são o segundo maior grupo [de apostas] do mundo. Eles estão na bolsa. Temos uma questão de credibilidade e confiança”, completa.
Para ele, o novo patrocínio do Flamengo, anunciado em agosto, não é um motivo para que haja alterações nos valores ganhos pelo time paulista.
“Claro que sempre discutimos valores, novas possibilidades e incrementos diariamente com todos os patrocinadores. Mas o clube não se pauta pelo que acontece no mercado”, defende.
