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Gerdau vê GP São Paulo de F1 como oportunidade de diálogo com sociedade sobre sustentabilidade

Empresa forneceu aço 100% reciclável para reformas da plataforma de bandeirada e pórtico do sinal de largada do Autódromo de Interlagos

Representantes da Gerdau e do GP São Paulo de Fórmula 1 posam durante inauguração de novas estruturas no Autódromo de Interlagos - Ester Oliveira

A Gerdau está patrocinando o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 pelo terceiro ano consecutivo em 2025. A produtora de aço vê a categoria como uma plataforma estratégica para dialogar com a sociedade sobre sustentabilidade e, ao mesmo tempo, estreitar laços comerciais com a indústria automotiva e outros clientes.

Na quinta-feira (6), às vésperas do primeiro dia do GP, a empresa realizou a inauguração de estruturas de aço no Autódromo de Interlagos. A Gerdau foi responsável pelo fornecimento do material, 100% reciclável, para reformas de estruturas como a plataforma de bandeirada e o pórtico do sinal de largada.

A escolha da empresa em se aproximar da Fórmula 1 parte de sua conexão com a indústria automotiva, um de seus maiores consumidores.

“Para a gente foi natural se aproximar desse mundo do automobilismo para poder reforçar alguns aspectos da marca e atributos do nosso modelo de negócio a partir dessa parceria”, disse Ana Paula Camargo, gerente de comunicação da Gerdau, à Máquina do Esporte.

Sustentabilidade

A sustentabilidade também está no centro da estratégia. De acordo com a Gerdau, cerca de 70% do aço que produz parte da reciclagem da sucata metálica. Com isso, a empresa emite metade da média global de gases de efeito estufa por tonelada de aço fabricado.

Esta característica foi exaltada através da parceria com o GP São Paulo de F1, já que as novas estruturas instaladas em Interlagos foram feitas em aço reciclável.

“Até pouco tempo a indústria não falava muito sobre essa origem do aço. Toda essa cadeia emprega mais de um milhão de pessoas. Você acaba conseguindo contar essa história ao trazer esse aço para ser aplicado aqui no Autódromo”, avaliou a executiva.

“Nossas parcerias sempre trazem um propósito, uma narrativa por trás, para poder dar visibilidade justamente a essa história da reciclagem, tanto sob o aspecto ambiental quanto sob o aspecto humano”, seguiu.

A escolha das estruturas reformadas através da parceria também estão alinhadas com a estratégia. Tanto o pórtico do sinal de largada quanto a plataforma de bandeirada os momentos de maior euforia das corridas.

“Para nós também é legal trazer a sustentabilidade e conectá-la com a emoção do brasileiro. Acho que não existe um brasileiro que não tenha na sua memória uma bandeirada histórica aqui [em Interlagos]. Então, também criamos essa conexão aqui com o público que está vendo”, apontou Ana Paula Camargo.

Plataforma de negócios

Considerado um evento premium e de alta procura, o GP São Paulo de Fórmula 1 também é utilizado pela Gerdau como uma oportunidade de fortalecer relações com clientes e outros personagens de interesse.

Neste ano, a empresa conta com um lounge próprio que pode receber cerca de 30 convidados dentro do Grand Prix Club. O camarote oferece comida e bebida à vontade, visita aos boxes, acesso a uma série de ativações e visão privilegiada do circuito.

“Aqui temos a possibilidade de estreitar o relacionamento com esse público, com nossos clientes. Esse é o diferencial do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1”, concluiu a gerente de comunicação da Gerdau.