Pular para o conteúdo

Com menos datas, FPF acha jeito de compensar parceiros de mídia no Paulistão 2026

TNT Sports e HBO Max poderão transmitir todos os jogos da competição, enquanto Record e CazéTV exibirão 19 partidas cada

Paulistão 2026 terá formato inspirado na Champions League - Jhony Inácio / Agência Paulistão

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta terça-feira (11), o novo formato do Paulistão, que entrará em vigor já em 2026. Com menos datas disponíveis, a organização achou um jeito de compensar os parceiros de mídia da competição.

No início de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o calendário de competições para o ano que vem e lançou um desafio para os Campeonatos Estaduais: a diminuição de 16 para 11 datas.

O movimento, apesar de diminuir a quantidade de jogos da temporada, um pedido constante de jogadores e clubes, obrigou a FPF a reorganizar os pacotes de transmissão, que envolvem Record, TNT Sports, HBO Max e CazéTV, por conta da disponibilidade de jogos.

A TNT Sports passará a exibir todos os jogos do Paulistão. As partidas serão transmitidas pela plataforma de streaming HBO Max, enquanto duelos selecionados serão exibidos no canal por assinatura. No ano passado, as plataformas da Warner Bros. Discovery tinham um pacote com 28 jogos, sendo 13 exclusivos.

A Record transmitirá 19 jogos da competição na TV aberta. O pacote inclui 14 jogos da primeira fase, incluindo quatro clássicos, dois jogos das quartas de final, as duas semifinais e a final. A mudança representa um acréscimo de três jogos em comparação com o pacote anterior.

A CazéTV também exibirá 19 jogos do Paulistão 2026, todos de forma gratuita no YouTube.

No Paulistão 2025, UOL, Nosso Futebol e Zapping também estiveram entre os parceiros de mídia da FPF. Os três exibiram 91 partidas da competição no pay-per-view.

Formato

A entidade apostou em um formato de disputa que garante a realização dos jogos com maior apelo. Além disso, se comprometeu com ações que devem elevar a qualidade das partidas, novamente em busca de torná-las mais interessantes.

A partir de 2026, o Campeonato Paulista deixará de ter a primeira fase dividida em grupos. Ao invés disso, a FPF seguirá um formato que se inspira na Champions League, da Uefa, em que as 16 equipes estarão agrupadas em uma mesma tabela.

LEIA MAIS: Paulistão 2026: Uma Copa do Mundo às avessas

Na primeira fase, cada time jogará oito rodadas, sendo quatro como mandante e quatro como visitante. Os clubes foram divididos em potes, de acordo com critérios técnicos, e enfrentarão adversários do mesmo pote e de outros.

No Pote A, ficaram os maiores campeões estaduais: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Pote B foi ocupado por São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol, respectivamente quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados no Paulistão 2025. 

O Pote C ficou com Ponte Preta, Guarani, Velo Clube e Portuguesa, que terminaram a última edição entre a 9ª e a 12ª posição. Por fim, o Pote D reuniu Botafogo-SP e Noroeste, 13º e 14º colocados em 2025, e Capivariano e Primavera, que subiram da Série A2 do Paulistão.

Além de enfrentar as três equipes do próprio pote, os times disputarão outras cinco partidas contra clubes de outros potes. Estes duelos foram definidos por sorteio.

Os oito melhores classificados avançarão para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados. Todas as fases eliminatórias serão em jogo único, incluindo a final.

Durante o lançamento do Paulistão 2026, porém, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, afirmou que pretende negociar com a CBF em busca de mais uma data, para que a final seja realizada com jogos de ida e volta.

Patrocinadores

O Paulistão 2026 tem, até o momento, dez patrocinadores confirmados: Bet365, Betano, 7K, Dorflex, Casas Bahia, Bis, Clear, Sil, Pedigree e Penalty.

O espaço máster, porém, segue aberto. No Paulistão 2025, bem como nas seis edições anteriores, o Sicredi foi dono da propriedade.

A Penalty aproveitou o evento para lançar a Mag11a, bola que será utilizada no Paulistão 2026. No início do ano, a marca sofreu duras críticas de diversos jogadores, como Neymar, por conta da qualidade das bolas que forneceu ao Estadual.

Desta vez, a bola da competição foi desenvolvida em parceria com os atletas, que puderam testar e avaliar o instrumento de trabalho antes do lançamento.

Vale lembrar ainda que, nesta semana, a Diadora também apresentou os uniformes que serão utilizados pela arbitragem em todas as competições organizadas pela FPF no ano que vem.

Bola rolando

O novo formato do Paulistão também será acompanhado por esforços para tornar as partidas mais atrativas. Todos os jogos terão parada para hidratação, com a intenção de garantir melhores condições físicas dos atletas.

Também haverá uma ofensiva por parte da arbitragem em busca de ter partidas com mais tempo de bola rolando. De acordo com a FPF, haverá menos tolerância com situações de simulação e “cera”, além de maiores reposições de tempo para compensar as paralisações.