Já estamos no final do ano, então é hora de compartilhar o que aparece nos nossos estudos para o mercado de corrida e eventos esportivos em 2026.
Um pouco mais abaixo estão listadas 10 tendências que nos aproximam de novos ciclos.
As marcas relacionadas ganharam fôlego, e tem mais gente consumindo, mas o que vai ser tendência em termos de comunidades e experiências para 2026?
Em destaque global, a consolidação do boom das maratonas e a saturação de campanhas por inteligência artificial (IA). Para o Brasil, os “wellness clubs” aparecem como bolha.
Ah, não é tendência, mas vale para planejamento: de acordo com nossos estudos aqui, no Ticket Sports, o mercado de eventos esportivos crescerá 17% no próximo ano, apenas com volume de inscrições.
Vamos à lista:
- Hyrox e novos formatos de Festivais Fitness de Corrida
Já ouviu falar do Hyrox? É uma corrida com obstáculos de crossfit com altíssimo nível de dificuldade, realizada indoor. Este tipo de festival, que mistura exercícios de tipo cardio com tarefas de força e resistência, tem ganhado tração e, em 2026, aparecerá mais, em mais formatos e com mais marcas.
- Mais sold outs, mais sorteios
Cada vez mais eventos esportivos estarão com modalidade de sorteio para participação, afinal, as inscrições estão esgotando rápido com centenas de milhares de pessoas ficando de fora. Não tem jeito mais justo de lidar com esse boom.
- Turismo com autenticidade
Não é mais só sobre viajar. É sobre transformar a própria cultura das experiências. Os eventos de corrida oferecerão cada vez mais experiências culturais e dinâmicas, com contatos, com locais, espaços inusitados de interação e potencial memorável.

- África como destino-corrida
As corridas crescem na África como experiência. Idas ao Quênia, Tanzânia, África do Sul (inclusive pleiteando uma Major em Cidade do Cabo) serão mais comuns. É, até hoje, inusitado, e oferece cenários diferentes e baratos de visitar.
- “Wellness clubs” e a corrida
Terapias de contraste (sauna + banheira de gelo), cafés especiais, esteiras high-tech. Multiplicam-se os clubes de bem-estar, onde espaços em comum são compartilhados por conta da estrutura. Muitos grupos de corrida estão saindo de dentro destes espaços superurbanos.

- Novo ciclo de corridas temáticas
Uma das maiores corridas na China em 2025 foi a do Pokémon, com diversas cidades e centenas de milhares de participantes. 2026 será o ano de conectar ainda mais a cultura pop com experiências de running, que este ano já teve seus expoentes, como a corrida do Bob Esponja, em Belo Horizonte (MG), por exemplo, que contou com mais de 30 mil pessoas em junho.
- Clubes de corrida globais
Surgindo como manifestações espontâneas, as “crews”, ou grupos de corrida, atraem público jovem e geram conexões. Agora, estão se tornando marcas fortes e alcançando novos espaços globalmente. Clubes de corrida no Brasil, mas que nasceram, por exemplo, na Dinamarca, serão mais comuns.
- “Maratonatudo”
Há cidades no mundo com 6, 7 maratonas. Especialmente as populosas. Vamos ver uma crescente de maratonas, tanto capitais com mais de uma prova por ano, como as cidades médias abrindo seus desafios de 42km (que normalmente envolvem outras distâncias). Muita corrida que não tem distância de maratona vai incluí-la, só para ser chamada de “maratona”. Isso atrai mais pessoas e patrocínios.

- Meu treinador é uma inteligência artificial (IA)
Há um boom de inteligências artificiais que simulam treinadores de corrida, passam treino, cobram resultados e oferecem análises precisas. Apesar de ser em comunidade, a adoção de tecnologia para treinamentos virará a chave de performance para muita gente em 2026.
- Celebridades, influenciadores e corrida
As corridas de Bel Marques e Manu Cit foram novidades em um ano que trouxe oportunidades de experiência na corrida junto a ídolos e influenciadores. Deu certo, foi sucesso de público e crítica, e devem trazer na garupa outras iniciativas do gênero, com famosos dando as caras ou mesmo o próprio nome aos eventos, sob o pretexto de correr junto aos seus fãs. Um ótimo pretexto, aliás.
O artigo acima reflete a opinião do colunista e não necessariamente a da Máquina do Esporte
Daniel Krutman é empreendedor e publicitário. Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Ciências do Consumo e mestre em Marketing Digital, ocupa atualmente o cargo de CEO da plataforma de vendas de inscrições Ticket Sports, além de ser fundador da The Squad Academy, hub de conteúdo para o esporte
Conheça nossos colunistas