Pular para o conteúdo

Aston Martin evolui popularidade na Fórmula 1 com colaborações culturais

Equipe tem ganhado popularidade entre o público jovem e o público feminino, alavancada por conexões com música, moda e cinema

Aston Martin lançou uma coleção da animação Toy Story a partir de uma colaboração com a Pixar - Divulgação

A Fórmula 1 se destaca nos negócios como uma plataforma que une as mais prestigiadas marcas do mundo. Sobressair-se entre elas, porém, pode ser uma tarefa desafiadora.

Para a Aston Martin, o caminho para o desenvolvimento neste universo altamente competitivo, dentro e fora das pistas, se baseia na colaboração com diversos segmentos culturais, como música, moda e cinema.

Em entrevista ao veículo norte-americano The Hollywood Reporter, Rob Bloom, diretor de marketing da equipe Aston Martin na Fórmula 1, apontou que a marca busca superar a “narrativa esportiva” em busca de pontos de contato com novos públicos.

O resultado tem sido positivo. De acordo com a Nielsen, a Aston Martin registrou um crescimento de 68% na quantidade de fãs ao redor do mundo nos últimos cinco anos, sendo admirada por 454 milhões de pessoas.

A equipe também registrou um rejuvenescimento de fãs, com 54% tendo menos de 35 anos, número que supera a média mantida pelas escuderias rivais (44%). Outro destaque é a presença feminina, que já representa quase um terço do total.

Parcerias

Recentemente, a Aston Martin realizou diversas ações com pessoas e empresas parceiras em busca dessa evolução de marca.

No início do ano, a cantora nigeriana Tems estrelou o lançamento do carro da equipe para a temporada 2025 da Fórmula 1. Em abril, a Aston Martin lançou uma loja temporária em Londres, na Inglaterra, em que comercializou produtos em parceria com a banda Rolling Stone.

Pouco depois, o público feminino ganhou maior atenção. Jessica Hawkins, chefe da Aston Martin na F1 Academy, categoria feminina da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), se tornou embaixadora da Elemis, marca anunciada como “parceira oficial de cuidados com a pele” da equipe.

Na sequência, em maio, a Aston Martin aproveitou o Grande Prêmio de Miami da F1 para realizar uma festa na cidade norte-americana em colaboração com o DJ Dom Dolla.

Entre as colaborações, também está uma parceria com a Oakley. No início de setembro, a marca lançou um óculos em edição especial para a Aston Martin.

Por fim, há duas semanas, a equipe do bilionário Lawrence Stroll anunciou uma parceria com a Pixar para lançar uma coleção de roupas com a animação Toy Story, que completou 30 anos recentemente.

Contato

Com as diversas parcerias que transcendem o esporte, a Aston Martin tem conseguido se aproximar cada vez mais de um público que poderia até mesmo estar distante da Fórmula 1.

O movimento é impulsionado pelo interesse criado pela categoria para marcas que buscam maior contato com um público jovem e fiel, que se interessa, ou ao menos passa a conhecer, quase tudo relacionado a este universo.