A história da Betnacional é entrelaçada à da Lean Agency. A NSX, empresa criadora da plataforma de apostas (que mais tarde se fundiria à dona da Betfair para criar a Flutter Brasil), foi fundada em 2019, mesmo ano em que a agência de publicidade iniciou suas atividades.
Desde a casa de apostas iniciou suas operações, ela vem sendo atendida pela Lean Agency. Essa relação resultaria no surgimento da primeira “unicórnio” do setor de bets no Brasil. A expressão é utilizada para se referir a novas companhias de tecnologia que alcançaram valor de mercado de R$ 1 bilhão ou mais.
Essa trajetória de sucesso foi contata pelo CEO da Lean Agency, Anselmo Albuquerque, durante o “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã”, promovido nesta terça-feira (18), no Teatro da ESPM, em São Paulo (SP).
O trabalho desenvolvido pela Lean Agency para a Betnacional tem consistido em desbravar territórios. A marca foi a primeira, entre as bets, a veicular anúncio na TV Globo.
O filme em questão era estrelado pelo treinador Givanildo, conhecido como o “Rei do Acesso”, e foi exibido no intervalo do Globo Esporte, na afiliada da emissora em Recife (PE).
Logo no início, segundo Albuquerque, a Lean se deparou com o desafio, já que as normas internas da Globo vetavam o uso do verbo “apostar” nas propagandas. “Não tinha a ver com legislação, mas com normas internas de compliance”, explicou.
Essa aparente dificuldade acabou sendo superada. E, em um mercado saturado e que costuma apelar às mesmas ideias, a Lean Agency encontrou uma forma de ajudar a Betnacional a crescer, sem necessariamente chamar o público a apostar no site da marca.
“Tivemos de adaptar o discurso”, disse o executivo. Para contornar o veto à expressão “apostar”, a marca passou a utilizar a palavra “profetizou”, a partir de uma campanha protagonizada pelo ex-jogador Hernanes.
Mais inovações
Outro desafio enfrentado pela Lean Agency e a Betnacional é a tendência do mercado de apostas de padronizar a comunicação. Quando uma ideia dá certo, explicou Albuquerque, ela tende a ser copiada pelas demais.
Por isso, a saída para a Betnacional se destacar é inovar nas abordagens, para estar à frente da concorrência. Foi assim que a Lean Agency trouxe o atacante Vinicius Júnior como embaixador da plataforma de apostas. Mais tarde, viriam cantores como Seu Jorge, Thiaguinho e Ludmilla. Isso sem contar o narrador Galvão Bueno.
De acordo com Albuquerque, a Betnacional nunca trabalhou com aquisição, em que casas de apostas abordam o público com a promessa de bônus.
“Trazer cliente que estava vindo pelo bônus não seria algo inteligente em longo prazo”, disse. A ideia da Lean Agency, em muitos casos, é mais voltada à construção e fortalecimento do valor da marca da Betnacional do que à mera atração de clientes para o site.
Isso fica evidente em iniciativas desenvolvidas pela agência para a plataforma, como o vídeo em apoio a Vinicius Júnior, quando o jogador foi vítima de ataques racistas na Espanha. O material não trazia logomarca, identidade visual ou qualquer coisa que remetesse à Betnacional.
Ou na campanha que contou com a participação de atletas olímpicas brasileiras, durante os Jogos de Paris 2024, que abordavam a questão do jogo responsável.
“Isso foi em agosto do ano passado. O assunto não estava nem na pauta. Fomos a primeira marca do Brasil a fazer anúncio de jogo responsável. É algo que não atrai cliente para o site, mas gera muito valor para a marca”, salientou Albuquerque.
De acordo com ele, a relação de confiança construída entre a Lean Agency e a Betnacional contribui para a maior agilidade no trabalho, permitindo que as campanhas da marca possam aproveitar a força de acontecimentos relevantes para o mercado e o público.
Como na recente campanha, que faz alusão ao namoro do embaixador Vini Júnior com a influenciadora digital e apresentadora de TV Virginia Fonseca.
Ou no vídeo que trazia Galvão Bueno e Tino Marcos informando que a Betnacional já aparecia na lista das casas de apostas regulamentadas, do Ministério da Fazenda.
“Todo fato novo gera oportunidade. É importante ter sinergia, entender o negócio com profundidade e ler os sinais. O timing é muito rápido”, refletiu.
O “4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã” tem patrocínio de GeTV, Lean Agency e Ticket Sports, além dos apoios de Genial Investimentos, Administração ESPM e Fotop.
