O Fluminense se baseará em uma pesquisa feita com sua torcida para direcionar suas estratégias de marketing. O clube entende que os dados definirão um perfil base do torcedor e tornarão as ações muito mais eficazes.
Foram ouvidas 7.104 pessoas, sócios e torcedores comuns, sendo 4.067 do Rio de Janeiro. Segundo o clube, a procura foi muito maior do que o esperado.
“O torcedor associa o clube à tradição, à superação e à história. São informações importantes para planejar as ações de marketing e atração de torcedores. Os clubes podem estar bem ou mal em determinados períodos, e ter novos torcedores em um momento ruim é mais difícil. Mas valorizando a história e a tradição, haverá sempre um argumento para atrair torcida. A pesquisa serve para embasar nossas ações e não apostarmos somente na intuição”, explicou Idel Halfen, vice-presidente de marketing do Fluminense.
“Foi um questionário longo e não havia qualquer incentivo ou contrapartida. Esperávamos entre 300 e 400 respostas, mas tivemos mais de sete mil. O torcedor entendeu que a pesquisa era boa para o clube. Com isso, conseguimos traçar um perfil de torcedor mais identificado ao Fluminense”, comemorou Idel.