A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Pacto Contra a Fome realizarão uma ação de conscientização contra o desperdício de alimentos durante a 36ª rodada do Brasileirão 2025, que será disputada a partir de terça-feira (25).
As organizações levarão um “Desperdiçômetro” aos estádios que receberão jogos da competição. As placas de led ao redor do campo chamarão atenção para o fato de que o Brasil desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto convive com 54,7 milhões de pessoas em insegurança alimentar.
A campanha aproximará o futebol da causa ao evidenciar que durante os 90 minutos de uma partida, são desperdiçados, em média, 10 milhões de quilos de comida.
Uma ação semelhante foi realizada pelo Pacto Contra a Fome em parceria com a CazéTV. Uma peça interativa mostrou a quantidade de alimentos desperdiçados durante momentos do jogo entre São Paulo e Fortaleza.
A campanha compartilha dados de um levantamento realizado pelo Pacto Contra a Fome. O estudo também exalta que o desperdício de alimentos contribui para a crise ambiental, impactando a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos, e estima que um terço de tudo que é produzido no Brasil é desperdiçado ou perdido.
Uma estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aponta que cada brasileiro desperdiça, em média, 77 quilos de alimentos ao ano. Em termos econômicos, trata-se de uma perda anual de R$ 1.603 para uma família de três, valor que supera o salário mínimo.
As primeiras partidas da 36ª rodada do Brasileirão 2025 serão disputadas na terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília). O Atlético-MG enfrenta o Flamengo, enquanto o Palmeiras visita o Grêmio.
