O ChatGPT entrou no universo esportivo com uma parceria com a Women’s Premier League (WPL), competição indiana de críquete feminino. O acordo marca a estreia da empresa de inteligência artificial (IA) como patrocinadora nos esportes.
O acordo com a liga organizada pelo Conselho de Control de Críquete da Índia (BCCI, na sigla em inglês) é válido para as temporadas de 2026 e 2027. O ChatGPT tornou-se “parceiro premium”, propriedade inferior apenas do patrocínio máster, ocupado pelo grupo indiano Tata.
“A WPL continua a redefinir o que o esporte feminino pode alcançar, tanto dentro quanto fora de campo. A adição de parceiros estimados como o ChatGPT agrega valor ao nosso ecossistema e reflete a forte conexão da liga com uma nova geração de fãs”, comentou Jayesh George, presidente da WPL.
A aposta do ChatGPT na liga indiana se justifica pelo fato do país representar um mercado de relevância para o segmento das inteligências artificiais, principalmente no recorte dos “chatbots”, como o oferecido pela empresa.
Até o anúncio, o ChatGPT havia apenas realizado algumas ativações no universo esportivo, com uma ação realizada em parceria com o New York Mets, da Major League Baseball (MLB).
Apesar da presença do ChatGPT no esporte ser novidade, a controladora da empresa, a OpenAI, possui portfólio maior. O grupo está na IndyCar, com patrocínio à equipe Chip Ganassi Racing, e na NBA, com o San Antonio Spurs.
O movimento realizado pelo ChatGPT intensifica a presença de IAs como patrocinadoras no esporte. Empresas como Perplexity e Copilot, da Microsoft, já possuem acordos no universo esportivo.
Além de oferecerem investimentos, as empresas de inteligência artificial também podem auxiliar ligas e clubes na potencialização do desempenho esportivo, melhorias de análises de dados ou evoluções de fluxo de trabalho, entre outros, com suas ferramentas.
