Pular para o conteúdo

Globo registra maior audiência do futebol no ano no RJ com título do Flamengo na Libertadores

Em SP, derrota do Palmeiras só perdeu para a estreia do técnico Carlo Ancelotti no comando da seleção brasileira

Jogadores do Flamengo erguem a taça da Libertadores 2025 - Adriano Fontes/Flamengo

Jogadores do Flamengo erguem a taça da Libertadores 2025 - Adriano Fontes / Flamengo

O tetracampeonato do Flamengo na Copa Libertadores, conquistado com a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima (PER), no último sábado (29), rendeu à TV Globo a maior audiência do ano com o futebol na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O jogo, que teve bola rolando das 18h16 às 20h13 (horários de Brasília), alcançou 39 pontos e 63% de participação sobre o número de TVs ligadas (share), segundo dados da Kantar Ibope Media.

A partida superou o recorde anterior, que também pertencia ao Flamengo. A derrota do time rubro-negro por 4 a 2 para o Bayern de Munique, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, em 29 de junho, havia registrado 38 pontos de audiência e 60% de participação.

Marcas

A transmissão comandada por Luis Roberto, com comentários de Caio Ribeiro e Junior, representou um crescimento de 58% em audiência e 29 pontos de share em relação à média da faixa horária nos quatro sábados anteriores.

Considerando-se toda a cobertura (das 16h28 às 20h49), a emissora obteve 32 pontos e 52% de participação, recorde da faixa em 2025.

No dia seguinte, domingo (30), a chegada do Flamengo ao Rio de Janeiro e a comemoração com os torcedores nas ruas registraram 15 pontos e 34% de participação entre os cariocas (12h30 às 14h16), recorde de share na faixa horária aos domingos desde julho de 2024.

São Paulo

Na Grande São Paulo, a final marcou 28 pontos e 51% de participação, de acordo com a Kantar Ibope Media. Foi a maior média de uma decisão de Libertadores desde 2019.

No geral do ano, o desempenho só ficou atrás do empate entre Equador e Brasil por 0 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em 6 de junho, que obteve 30 pontos e 46% de participação. O confronto marcou a estreia do técnico Carlo Ancelotti à frente da equipe nacional.

Além disso, o jogo igualou os números de outras três partidas do selecionado brasileiro nas Eliminatórias: Argentina 4×1 Brasil (28 pontos e 45% de participação), em março; Brasil 1×0 Paraguai (28 pontos e 49% de share), em junho; e Bolívia 1×0 Brasil (28 pontos e 44% de participação), em setembro. A humilhação para os argentinos custou o cargo do técnico Dorival Júnior.

A decisão também trouxe um crescimento de 65% na média de audiência em comparação aos quatro sábados anteriores. Com a bola rolando, o confronto registrou a maior audiência da faixa desde 5 de dezembro de 2022.

A transmissão completa, do pré-jogo à festa do título, alcançou 22 pontos e 45% de participação, o que representou um aumento de 57% sobre a média da faixa horária nos quatro últimos sábados.

Segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 77.488 residências e 199.313 pessoas na Grande São Paulo. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 lares e 120.893 telespectadores.