O tetracampeonato do Flamengo na Libertadores, conquistado com vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima (Peru), no último sábado rendeu à TV Globo a maior audiência do ano com futebol na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O jogo, que teve bola rolando de 18h16 às 20h13, alcançou 39 pontos e 63% de participação sobre o número de TVs ligadas, segundo dados da Kantar Ibope Media.
O jogo superou o recorde anterior, que também pertencia ao Flamengo. A derrota do Rubro-Negro por 4 a 2 para o Bayern de Munique, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, em 29 de junho, havia registrado 38 pontos de audiência e 60% de participação.
Marcas
A transmissão comandada por Luis Roberto, com comentários de Caio Ribeiro e Junior, representou crescimento de 58% em audiência e 29 pontos de share em relação à média da faixa horária nos quatro sábados anteriores.
Considerando toda a cobertura (16h28 às 20h49), a emissora obteve 32 pontos e 52% de participação, o recorde da faixa em 2025.
No dia seguinte, a chegada do Flamengo ao Rio e a comemoração com torcedores nas ruas registraram 15 pontos e 34% de participação entre os cariocas (12h30 às 14h16), recorde de share nesta faixa aos domingos desde julho de 2024.
São Paulo
Na Grande São Paulo, a final marcou 28 pontos e 51% de participação, de acordo com a Kantar Ibope. Foi a maior média de uma decisão de Libertadores desde 2019.
O desempenho só ficou atrás do empate entre Equador e Brasil por 0 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, em 6 de junho, que obteve 30 pontos e 46% de participação. Foi a estreia do técnico Carlo Ancelotti à frente da equipe nacional.
Além disso, o jogo igualou os números de outras três partidas do selecionado brasileiro nas eliminatórias: Argentina 4 x 1 Brasil (28 pontos e 45% de participação), em março; Brasil 1 x 0 Paraguai (28 pontos e 49% de share),em junho; e Bolívia 1 x 0 Brasil (28 pontos e 44% de participação), em setembro. A humilhação para os argentinos custou o cargo do técnico Dorival Júnior.
A decisão também trouxe crescimento de 65% na média de audiência em comparação aos quatro sábados anteriores. Com a bola rolando, o confronto registrou a maior audiência da faixa desde 5 de dezembro de 2022.
A transmissão completa, do pré-jogo à festa do título, fez 22 pontos e 45% de participação, o que representou um aumento de 57% sobre a média da faixa nos quatro últimos sábados.
Segundo a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência representa 77.488 residências e 199.313 pessoas na Grande São Paulo. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto equivale a 48.836 lares e 120.893 telespectadores.
