O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou o lançamento do Lions Sport, fórum global dedicado ao papel da criatividade no esporte.
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de junho de 2026, durante o Cannes Lions, e reunirá líderes de marcas, agências, detentores de direitos e veículos de comunicação para debater como inovação e criatividade estão redefinindo o mercado esportivo.
“O esporte é a linguagem mais universal do mundo. Ele cria momentos compartilhados e sem fronteiras que nenhuma outra mídia consegue igualar”, definiu Simon Cook, CEO do Lions.
Expansão
Segundo um relatório da Kearney, a indústria do esporte foi avaliada em US$ 417 bilhões em 2025, com um crescimento médio de 5% ao ano desde 2020. De acordo com a pesquisa, o mercado esportivo ultrapassará o patamar de US$ 600 bilhões até 2030.
“Embora entendamos sua dimensão, a verdadeira oportunidade agora reside em como a criatividade pode transformar esse tamanho em significado, valor e crescimento. É evidente que o novo cenário mudou do alcance para a relevância, do público para as comunidades e da compra de mídia para os momentos culturais”, explicou Cook.
Programação
Com base em mais de 70 anos de avaliação comparativa (“benchmarking”) criativa e encontros do setor, o Lions Sport será uma plataforma voltada a líderes e profissionais de marketing esportivo para discutir e avaliar práticas de criatividade aplicadas ao esporte.
“Em um cenário em que os direitos estão fragmentados, as bases de fãs são globais e os atletas se tornaram seus próprios editores, o Lions Sport reunirá as pessoas que estão moldando essa nova realidade, porque quando o esporte converge com a cultura e o comércio, a criatividade se torna a vantagem competitiva definitiva”, ressaltou o executivo.
O evento ocorrerá em um espaço construído no Carlton Hotel, em Cannes, na França, com programação que inclui palestras, estudos de caso, sessões de networking e apresentações de experiências de marcas e atletas.
“Em um mundo em constante transformação, o esporte continua sendo uma força poderosa para conexão, inspiração e influência cultural”, comentou Nicole Graham, vice-presidente-executiva e diretora de marketing da Nike.
Estamos muito felizes em ver o Cannes Lions expandir para o Lions Sport, reconhecendo a profunda influência que o esporte exerce sobre o futuro do marketing e da expressão criativa”
Nicole Graham, vice-presidente-executiva e diretora de marketing da Nike
Segmentação
O Lions Sport amplia o ecossistema esportivo do Cannes Lions, oferecendo aos participantes acesso à cerimônia de entrega dos prêmios Entertainment Lions for Sport no Palais des Festivals.
O lançamento será realizado em parceria com a Stagwell, patrocinadora principal, que retornará com a ativação Sport Beach, espaço dedicado ao networking e colaboração entre profissionais de marketing, atletas e marcas.
Os passes do Lions Sport incluem acesso ao Sport Beach e a sessões vips selecionadas durante a semana do festival. A participação será restrita a candidatos inscritos, com passes disponíveis individualmente ou como complemento ao Cannes Lions Classic. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do evento.
