O Mercado Livre é o novo patrocinador do tenista João Fonseca, considerado um dos principais nomes da nova geração do esporte brasileiro e que teve uma temporada de 2025 meteórica, alcançando o posto de número 24 do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Além de conquistar alguns Challengers, o carioca de 19 anos ergueu duas taças em nível ATP, em Buenos Aires (ARG), um ATP 250, e em Basel (SUI), um ATP 500.
“Estamos muito felizes em anunciar que agora o João faz parte do time Mercado Livre”, afirmou Iuri Maia, diretor de estratégia de marca do Mercado Livre.
“Ele representa exatamente o que acreditamos como marca: um talento brasileiro com potencial global, querido pelo público e com uma história que inspira todas as gerações”, acrescentou o executivo.
Acordo “antecipado” por Ronaldo
Nesta quarta-feira (3), em seus stories no Instagram, o ex-atacante Ronaldo, que é embaixador do Mercado Livre e apaixonado por tênis, deu a dica de que João Fonseca seria o próximo patrocinado pela empresa, com uma referência à promessa revelada pelo tenista de que rasparia o cabelo se conseguisse um título em um dos últimos torneios do ano. Como levantou a taça em Basel, João disse que teria que cumprir o que havia prometido à própria equipe técnica.
No story, Ronaldo lembra da Copa do Mundo de 2002, quando usou um corte de cabelo ao estilo “Cascão” e foi pentacampeão mundial com a seleção brasileira. Além do título, ele foi o artilheiro daquele Mundial com 8 gols, dois deles marcados na final contra a Alemanha, que foi vencida pelo Brasil por 2 a 0.

A campanha de lançamento do patrocínio, criada pela agência GUT, reforça a mensagem “A gente entrega o que o João precisa pra ele entregar tudo pelo Brasil” e convida o público a acompanhar o vídeo da ação, no qual João recebe uma entrega do Mercado Livre e retira de dentro justamente uma máquina de raspar o cabelo.
Pouco mais tarde, o tenista respondeu a Ronaldo, também nos stories do Instagram, dizendo “Calma que já já vem coisa legal aí”.

Parceria
João Fonseca, que alcançou uma posição suficiente no ranking para ser cabeça de chave no primeiro Grand Slam da temporada 2026, o Australian Open, que será disputado em meados de janeiro, destacou a importância do apoio do Mercado Livre para sua carreira.
“É muito especial estar ao lado de uma marca como o Mercado Livre, que está no dia a dia de tantos brasileiros. É o início de uma relação que já começou de uma maneira muito criativa e está me motivando a ir com ainda mais confiança para a nova temporada”, comentou o tenista.
Com o patrocínio, o Mercado Livre busca ter maior presença no tênis, mantendo a estratégia de estar ligado a segmentos como esporte, entretenimento e música. A iniciativa também tenta promover uma maior aproximação com a Geração Z, que acompanha a carreira de João Fonseca.
Pelo lado do tenista, a chegada do Mercado Livre se soma a um portfólio que também conta com XP Investimentos, On, Yonex e Rolex.
Atualização
O vídeo da campanha, produzido pela agência GUT, foi publicado pouco depois da reportagem da Máquina do Esporte ir ao ar. Assista abaixo:
