A Audi anunciou, nesta segunda-feira (15), que realizará o lançamento global do carro para a temporada de 2026 da Fórmula 1 no dia 20 de janeiro, em Berlim, na Alemanha. Mesmo faltando pouco mais de um mês para a apresentação e quase três meses para a estreia em uma prova oficial, a equipe já conta com oito patrocinadores.
A entrada da montadora alemã, que terá o brasileiro Gabriel Bortoleto como um dos pilotos, ao lado do alemão Nico Hulkenberg, na principal categoria do automobilismo mundial está sendo acompanhada por uma estratégia que reforça uma identidade germânica para o time.
Até o momento, a Audi anunciou acordos com Revolut (máster), BP (em um pacote que inclui Castrol e Aral), Adidas, Perk, Paulaner e Visit Qatar. Entre as nove marcas envolvidas, incluindo a montadora, três são alemãs.
Ainda assim, a equipe se aproxima de marcas com grande poder de investimento, como a Visit Qatar, para garantir o suporte financeiro necessário.
Faltando pouco mais de um mês para o lançamento, a Audi demonstra adotar uma estratégia que difere da adotada pela Stake F1 Team Kick Sauber, que teve as operações compradas pela montadora.
Durante a temporada de 2025, a Sauber teve mais de 20 patrocinadores, com parcerias pontuais e diversas marcas ligadas ao mesmo grupo de proprietários. Sendo assim, a Audi parece apostar em um carro mais limpo, com patrocinadores de expressão global.
Revolut
A patrocinadora máster da equipe Audi para a temporada de 2026 da Fórmula 1 será a Revolut, fintech britânica fundada em 2015. A empresa será dona dos naming rights da escuderia.
O objetivo da parceria é estabelecer novas maneiras para os fãs interagirem com o esporte durante os fins de semana de corrida, com experiências para uma nova geração de fãs da categoria e benefícios para os clientes da Revolut.
“A Audi está entrando na Fórmula 1 com uma ambição clara: usar a plataforma como um investimento tecnologicamente relevante e economicamente sustentável no futuro da marca Audi. Acreditamos no sucesso do nosso projeto, que estamos conduzindo com atitude realista e mentalidade de melhoria contínua”, exaltou Gernot Dollner, CEO da Audi.
“Na Revolut, encontramos um parceiro que compartilha nossas ambições e nossa visão. A Fórmula 1 é um palco global que nos oferece a oportunidade de alcançar novos públicos-alvo juntos e gerar entusiasmo pelos nossos produtos”, prosseguiu.
O Revolut Business, plataforma de gestão financeira digital para empresas, será integrado às operações financeiras da equipe. Os torcedores também poderão ser beneficiados, com soluções de finalização de compra simplificadas para produtos oficiais da equipe, aplicadas para uma experiência de compra mais intuitiva.
Adidas
A Adidas será a fornecedora de vestuário da Audi na Fórmula 1, em um acordo anunciado em setembro. A marca alemã produzirá coleções de alto desempenho e casuais para a equipe.
O acordo inclui todas as peças que serão utilizadas por pilotos, mecânicos, engenheiros e demais membros da escuderia na pista durante os Grandes Prêmios. Ainda assim, os fãs também serão contemplados.
A Adidas lançará uma linha de roupas, calçados e acessórios antes mesmo da primeira corrida da Audi na F1.
“Unir os quatro anéis e nossas três listras no paddock de 2026 marca um novo e empolgante capítulo no automobilismo. Como parte do nosso compromisso contínuo com a F1, essa parceria demonstra nosso foco em colaborar com marcas que compartilham crenças e perspectivas inovadoras, dentro e fora das pistas”, disse Bjorn Gulden, CEO da Adidas.
Além da Audi, a Adidas também possui uma parceria semelhante com a Mercedes, outra marca alemã, iniciada na temporada de 2025.
Visit Qatar
A Visit Qatar, órgão estatal responsável pela promoção do país como destino turístico, também está entre os patrocinadores da Audi na F1 para 2026. O anúncio foi realizado no dia 29 de novembro.
Por meio da parceria, a Visit Qatar utilizará a equipe para reforçar o convite para os fãs da categoria ao redor do mundo considerarem o país como destino turístico.
A colaboração é consequência da presença da Qatar Investment Authority (QIA) na equipe. O fundo soberano do Catar possui uma participação minoritária na equipe.
“A Fórmula 1 oferece uma plataforma poderosa, e essa colaboração nos permite apresentar a cultura, a hospitalidade e o charme moderno do Catar para o público mundial. Com a estreia da equipe em 2026, esperamos criar pontos de contato que incentivem os fãs a explorar o Catar e vivenciar as atrações do país”, contou Abdulaziz Ali Al-Mawlawi, CEO da Visit Qatar.
Perk
Com 24 etapas, a temporada da Fórmula 1 passa por 21 países ao longo do ano, o que cria desafios logísticos complexos. Diante disso, a Audi anunciou, no dia 1º de dezembro, uma parceria com a Perk, plataforma de gestão de viagens corporativas e despesas.
O acordo garante à Audi acesso às ferramentas de inteligência artificial (IA) preferidas pela Perk para reduzir o atrito em operações essenciais e automatizar tarefas manuais demoradas, como reservas de viagens, gestão de despesas e processamento de faturas.
“Por trás de cada corrida, há um imenso esforço logístico, e a escala e a complexidade das operações são imensas. Cada detalhe importa. Tudo e todos contribuem para a vitória”, disse Jonathan Wheatley, chefe da futura equipe da Audi na F1.
“A tecnologia da Perk traz inteligência e eficiência para uma das partes mais exigentes da nossa operação, capacitando nossas equipes a operar com o máximo foco, desempenho e precisão”, prosseguiu.
Em contrapartida, a Perk será exposta em materiais selecionados da equipe na Fórmula 1.
“Ao entrarmos em uma nova era na Perk, não há equipe melhor para sermos parceiros do que a futura equipe da Audi. Temos orgulho de apoiar a equipe, impulsionando o trabalho e ajudando-os a se concentrarem em alcançar o melhor desempenho nas pistas”, comentou Avi Meir, cofundador e CEO da Perk.
Paulaner
Na última segunda-feira (8), a Paulaner também se tornou patrocinadora da Audi, em uma parceria que não teve duração especificada, tendo sido anunciada apenas como “de longo prazo”.
A cervejaria de Munique, na Alemanha, se tornou fornecedora da equipe. A ideia é que o acordo proporcione oportunidades para levar a cultura festiva e acolhedora da Baviera aos fãs globais da Audi na F1.
A cerveja de trigo Paulaner 0,0%, sem álcool, estará no centro das ativações, as quais serão focadas e conectadas a valores de segurança e responsabilidade. A estratégia se aproxima do caminho seguido pela Heineken na categoria, por exemplo.
“A Paulaner e a Audi F1 compartilham uma mentalidade vencedora, enraizada em desempenho, paixão e orgulho da nossa herança. Ambas as marcas representam o artesanato, a autenticidade e a busca incessante pela excelência. Juntos, criaremos experiências que aproximarão os fãs da equipe”, apontou Stefano Battiston, diretor comercial da Audi F1.
BP
Antes de todos esses patrocínios serem anunciados, a Audi já nutria uma parceria técnica com o grupo britânico BP. O acordo, anunciado em julho de 2024, envolve globalmente a Castrol, divisão de lubrificantes especializados da empresa.
As partes trabalham em colaboração para o desenvolvimento de combustíveis da BP e lubrificantes da Castrol para serem utilizados nos motores dos carros da equipe na Fórmula 1.
A colaboração inclui o desenvolvimento do combustível sustentável definido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), conforme exigido pelos regulamentos técnicos da entidade para a categoria. O combustível deve alcançar uma redução das emissões de gases de efeito estufa em relação à gasolina derivada de combustíveis fósseis em pelo menos 65%.
Além disso, a BP desenvolverá e fornecerá à Audi uma gama de lubrificantes e graxas Castrol personalizados. Os componentes elétricos dos motores se beneficiarão da linha de fluidos para veículos elétricos da marca.
A parceria técnica é acompanhada por um acordo de patrocínio, que inclui direitos de marketing e de marca para BP, Castrol e Aral, sendo esta terceira com maior foco na Alemanha, por ser a principal marca de combustíveis e varejo da BP no país.
“Estamos orgulhosos de que a Audi tenha escolhido mais uma vez firmar parceria com a BP e a Castrol, desta vez para sua entrada na Fórmula 1. Isso dá às nossas marcas premium a oportunidade de demonstrar nossa expertise técnica no auge do automobilismo”, enfatizou Nicola Buck, vice-presidente sênior de marketing da BP.
