A World Surf League (WSL) encerrou a temporada de 2025 com diversos avanços de impacto no mercado brasileiro. O ano, que terminou com o título do brasileiro Yago Dora, combinou resultados esportivos com quebras de recordes institucionais.
Dentro da água, o primeiro título mundial do paranaense, o oitavo de um brasileiro nos últimos 11 anos, representou a volta da chamada Braziliam Storm (Tempestade Brasileira, em tradução livre).
“O título mundial do Yago Dora simboliza a força da Brazilian Storm, enquanto os recordes de audiência, impacto econômico e número de patrocinadores mostram que o surfe se consolidou como uma plataforma esportiva, cultural e de negócios cada vez mais relevante para o país”, exaltou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Esse resultado é fruto de uma visão de longo prazo, de parcerias sólidas e de um trabalho contínuo para conectar o esporte com milhões de fãs e com o mercado”, prosseguiu.
Fora do mar, a liga consolidou um ano com evoluções de audiência, impacto econômico, expansão territorial, ativações e presença de patrocinadores.
“2025 foi um ano que sintetiza tudo o que a WSL busca construir no Brasil e na América do Sul: excelência esportiva dentro da água e crescimento sustentável fora dela”, avaliou o executivo.
Saquarema
O Vivo Rio Pro, realizado em Saquarema (RJ), foi a principal demonstração do avanço da liga de surfe na América Latina, principalmente no Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento em solo fluminense foi o maior de surfe do mundo.
Ao longo de 11 dias, a etapa reuniu mais de 410 mil pessoas, combinando competição, entretenimento, música, cultura e ativações de marca.
Segundo a consultora Ernst & Young (EY), o evento movimentou R$ 179 milhões, gerou um Produto Interno Bruto (PIB) local de R$ 177 milhões, criou 2.665 empregos diretos e distribuiu R$ 93 milhões em renda, representando um crescimento de 12% em relação a 2024 e um salto de 142% desde 2022.
Dentro da proposta de ampliar a experiência do público e transformar o evento em um festival de lifestyle, a WSL criou e realizou o festival “Sun, Sound & Soul”, que reuniu mais de 10 mil pessoas em Saquarema, integrando música, cultura e surfe.
No Banco do Brasil Saquarema Pro, válido pelo Challenger Series (CS), a liga promoveu a primeira edição do Cine Saquá, um cinema a céu aberto montado na praia.
Mídia
O avanço da WSL também foi comprovado pelos números de audiência registrados ao longo do ano, principalmente por meio da parceria com o Grupo Globo.
Na etapa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a final vencida por Italo Ferreira registrou a maior audiência da história da liga em uma única bateria, com 17,6 milhões de pessoas alcançadas em uma transmissão aberta no programa Esporte Espetacular.
Ao longo de 2025, a cobertura editorial da WSL esteve presente em todos os programas nacionais da emissora entre janeiro e setembro. Ao todo, foram alcançadas mais de 175 milhões de pessoas.
O resultado foi possibilitado por mais de 606 horas de transmissão no Sportv, 3,1 milhões de visualizações em páginas no site do GE, 9,7 milhões de visualizações de vídeo nas redes sociais e 1,8 milhão de horas assistidas ao vivo no streaming Globoplay.
Marcas
A WSL também se fortaleceu comercialmente, como plataforma de negócios, relacionamento e comunicação para marcas. O ano registrou o maior número de patrocinadores da história da liga, com destaque para a entrada de Riachuelo e Supley, que participou com as marcas Probiótica e Dr. Peanut.
A Riachuelo tornou-se a primeira marca de moda não endêmica do surfe a patrocinar a WSL. No entendimento da liga, o acordo evidencia o alcance da audiência e a versatilidade do esporte, além de consolidar o surfe como ativo relevante para diferentes setores do mercado.
A temporada também contou com Vivo, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Natura Kaiak, Mãe Terra, Yeti, EY, True Surf e Surfline, além do apoio institucional de Apple Watch, Riogaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim e Mormaii E-Motors, bem como Grupo Globo e InterTV como mídias oficiais.
Dentro dessa estratégia de aproximação com o mercado, a WSL criou o WSL Day, evento proprietário de relacionamento com a imprensa, patrocinadores e parceiros, além de outras partes interessadas.
Realizado na piscina do Beyond The Club, em São Paulo (SP), o WSL Day teve duas edições em 2025 e se consolidou como um novo ativo da liga, com a intenção de aproximar o surfe dos centros de decisão e do mercado publicitário.
Ao todo, a WSL promoveu nove eventos no Brasil em 2025: sete eventos competitivos, sendo cinco etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe (Qualifying Series), além de dois eventos de relacionamento com o mercado, representados pelo WSL Day, ambos realizados na capital paulista.
Pelo movimento, a WSL venceu o prêmio Marketing Best e também o Prêmio Sou do Esporte, este em parceria com a NBA, pelo case “Nets for Change”, voltado para a sustentabilidade.
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Formação de atletas
No campo da formação de atletas e da ampliação de audiência digital, a WSL anunciou uma parceria com o Terra em 2025 para a transmissão do Circuito Banco do Brasil de Surfe, válido pelo Qualifying Series (QS).
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A iniciativa ampliou a visibilidade da nova geração do surfe brasileiro, com a intenção de fortalecer o início de carreira de jovens talentos que buscam alcançar o cenário profissional.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe, única porta de entrada para chegar ao Championship Tour (CT), viveu neste ano sua temporada mais robusta. O total de atletas por temporada passou de 346 em 2022 para 570 em 2025.
Ao longo da história, a competição realizou 18 etapas, com passagem por 12 cidades brasileiras, incluindo a chegada a Guarapari (ES) e o retorno a Imbituba (SC) e Fortaleza (CE).
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Ao todo, o circuito soma 2.034 inscrições, com 700 atletas únicos de 15 países, sendo 626 surfistas brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o evento já teve 26 campeões diferentes, com a catarinense Laura Raupp se consolidando como a maior campeã da competição, com cinco títulos.
