Pular para o conteúdo

Serie A Italiana desiste de jogo entre Milan e Como na Austrália por riscos financeiros

Liga alegou que a Confederação Asiática de Futebol teria apresentado exigências de última hora que provocaram o cancelamento

Alexis Saelemaekers e Christian Pulisic comemoram gol do Milan em partida válida pela Serie A Italiana - Divulgação / Milan

A Serie A Italiana voltou atrás e desistiu da realização de um jogo na Austrália. Milan e Como fariam o primeiro jogo oficial da liga fora da Itália, na cidade de Perth, no dia 8 de fevereiro de 2026, mas os planos foram descontinuados por conta de “riscos financeiros”.

Uma nota oficial, publicada de forma conjunta entre a Serie A Italiana e o Governo da Austrália, afirmou que a realização da partida foi cancelada em comum acordo.

“Ambas as partes chegaram a esta decisão devido a riscos financeiros que não puderam ser mitigados, condições de aprovação onerosas e complicações de última hora fora do controle”, afirmou o comunicado.

O projeto estava sendo desenvolvido há aproximadamente um ano e contava com a aprovação dos 20 clubes da Serie A Italiana, bem como da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano) e da Uefa. 

A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês), porém, teria apresentado de última hora exigências consideradas “altamente questionáveis” pela liga italiana, que provocaram o cancelamento.

“O governo [australiano] e a Serie A esgotaram todas as opções viáveis para levar este jogo para a Austrália Ocidental”, apontaram as entidades defensoras do evento.

Apesar do cancelamento, as partes tentaram extrair um saldo positivo da operação. Segundo dados de análise de mídia citados no comunicado, o anúncio da partida e as negociações geraram mais de US$ 280 milhões em exposição midiática global para a região de Perth desde abril deste ano.

O presidente da Lega Serie A, Ezio Simonelli, não escondeu a frustração com o desfecho, classificando-o como uma “oportunidade perdida para o crescimento do futebol italiano a nível internacional”.

Frustrações

A Serie A Italiana não é a primeira grande liga europeia a se frustrar tentando realizar partidas oficiais fora do próprio país. Recentemente, a LaLiga, por exemplo, também esteve perto de promover um jogo da temporada 2025/2026 nos Estados Unidos.

A liga espanhola chegou, inclusive, a marcar o duelo, que seria entre Villarreal e Barcelona, no dia 20 de dezembro, no Hard Rock Stadium, em Miami.

Os planos da LaLiga esbarraram na intensa insatisfação de jogadores e técnicos, que se incomodaram com o fato de que seriam expostos a um desgaste desnecessário pela viagem e, consequentemente, prejudicados em relação àqueles que disputariam a rodada na Espanha.